Bloco Afro Ilê Aiyê elege a ‘Deusa do Ébano’ 2019

Um dos blocos afro mais antigos do carnaval de Salvador, Ilê Aiyê elegeu neste sábado (16) a ‘Deusa do Ébano 2019’. Daniela Nobre, de 33 anos foi a vencedora do título.

Daniela Nobre é secretária executiva por formação e empreendedora na área de consumo sustentável e esta é a oitava vez que ela participa do concurso. Para levar o título de Deusa do Ébano de 2019, se preparou por seis meses e concorreu com outras 15 finalistas.

“A Beleza Negra não é uma briga pelo primeiro lugar, é pelo empoderamento feminino. Todas somos belas, mas esse título enaltece a mulher. Não é financeiro nem nada. É apenas o reconhecimento de ganhar um concurso em um lugar onde minha beleza é aceita. Não preciso ter nariz afinado, nem a pele clara, nem bunda grande, muito menos expor meu corpo. Eu fui aceita e me tornei Deusa pelo conjunto, pela minha dança, pela minha beleza, pelo meu nariz amassado. É surreal. ”  Afirma Daniela.

A Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê promove a exaltação da beleza da mulher negra elegendo a Deusa do Ébano (Rainha do Ilê) que tem como missão, durante o ano, levar ao público o encanto e o empoderamento sobre autoestima e cultura. A 43ª edição do concurso teve o Afrofuturismo como tema principal, além de homenagear a yalorixá Mãe Hilda, figura importante que contribuiu para a linha filosófica de trabalho do Ilê Aiyê. O evento foi comandado pela Banda Aiyê e a apresentação da canção “Ilê Aiyê” foi feita pelo cantor e compositor Lazzo Matumbi.  

Em 1º de novembro de 1974 o Ilê Aiyê foi fundado com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. O Ilê nasceu no Curuzu, região localizada no bairro da Liberdade, periferia de Salvador e, em 2019, completa 45 anos. Sua trajetória é marcada por homenagens a países africanos, revoltas negras e personalidades que contribuem para o processo construção da identidade étnica do povo negro.

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, que esteve presente no evento, declarou que:

“ Nesses 45 anos de resistência O Mais Belo Dos Belos tem preservado a cultura original com belíssimo desfile de homens e mulheres negras enaltecendo nossas raízes. A maravilhosa saída do bloco é no sábado de carnaval com rituais do candomblé. A noite da Beleza Negra é um importante evento para eleger a Rainha do Ilê Aiyê e exaltar a beleza da mulher negra. A festa contou com a participação de artistas renomados e autoridades. Um evento simplesmente maravilhoso”

 

De |fevereiro 19th, 2019|Banner, Notícia|Comments Off on Bloco Afro Ilê Aiyê elege a ‘Deusa do Ébano’ 2019