Conheça o Bitonga Travel – Um projeto que tem objetivo democratizar viagens entre mulheres negras

O projeto Bitonga Travel tem como objetivo democratizar viagens entre mulheres negras, incentivando-as a conhecer não só suas respectivas cidades, mas outros lugares no Brasil e no mundo.

Bitonga é uma língua da família bantu de tronco nigero-congolês, que traz traços fonológicos semelhantes aos sons do português brasileiro e muito falada na região do Inhambane, em Moçambique.

A idealizadora do projeto, Rebecca Aletheia se reuniu com cerca de quatorze viajantes e influenciadoras negras para discutir a questão da negritude feminina no espaço turístico. Durante a apresentação do projeto que ocorreu na praia da Guaiuba no Guarujá, litoral de São Paulo, uma questão recorrente entre todas as participantes foi a de que mulheres negras não se sentem representadas pelo turismo, sendo muitas vezes excluídas e desconsideradas em várias áreas do setor turístico.

Atualmente a rede é composta por 65 correspondentes brasileiras, dominicanas, peruanas, angolanas e moçambicanas e os encontros ocorrem em São Paulo, mas também são realizados on-line.

Para encorajar ainda mais as mulheres negras a viajarem, o projeto tem parceria com agências de viagens geridas por mulheres negras; além disso, organiza viagens coletivas a fim de retratar a história e a cultura negra através dos destinos escolhidos.

“Reunir mulheres negras viajantes da América Latina e do Caribe tem muito significado para outras mulheres. Muitas vezes elas se vêem sozinhas no espaço de viagem. Isso acontece porque é difícil encontrar mulheres negras viajando por conta da própria economia. Uma mulher negra recebe menos que uma mulher ou homem branco, elas estão nas periferias, não têm acesso ao centro da cidade, cuidam das casas, dos filhos, da família, da mãe, pagam aluguel, ou seja, são vários os fatores que impedem”, explica Rebecca Aletheia que conheceu cerca de 22 países.

O Bitonga Travel reforça a importância de viajar não apenas se deslocando para o exterior, mas buscando vivências na própria região como o centro da cidade onde se vive e compartilhando experiências para inspirar outras mulheres negras que não se sentem representadas nas mídias, a viajarem.

Você pode encontrar mais informações sobre o projeto em sua página no Facebook (CLIQUE AQUI E ACESSE)

E também no canal do projeto no Youtube (CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR) 

De |fevereiro 27th, 2019|Banner, Notícia|Comments Off on Conheça o Bitonga Travel – Um projeto que tem objetivo democratizar viagens entre mulheres negras