Projeto – Escola Sem Racismo

A Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cidadania, no cumprimento de sua missão institucional de valorizar e promover a cultura afro-brasileira, compreende que educação e cultura caminham juntas para a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A escola, nesse contexto, constitui-se como espaço de formação e de transformação de mentalidades, mas também um local onde o racismo se manifesta, seja por meio de currículos escolares que invisibilizam a história e a cultura africana, afro-brasileira e indígena, ou por meio de piadas, apelidos e do bullying entre os estudantes.

Diante disso e em vista a fomentar políticas públicas que promovam e valorizem o patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro, a Fundação Cultural Palmares apresenta o projeto ‘‘Escola sem racismo: Afro-brasilidades na comunidade escolar, com o intuito de discutir e combater o racismo nas escolas e fomentar o cumprimento  do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e dos Artigos 11 e 17 do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010). O referido projeto consiste em realizar, em escolas públicas e privadas, ações culturais e educativas, por meio de rodas de conversa, formações e oficinas com enfoque no continente africano, na história e nas manifestações culturais afro-brasileiras.

PÚBLICO ALVO

Estudantes, funcionários e professores das escolas públicas e particulares.

Etapas

1 – Reunião técnica com a coordenação pedagógica para apresentar o projeto e discutir as atividades que melhor se adequam à faixa etária e ao período serial dos estudantes.

2- Sensibilização de professores, por meio de rodas de conversa, para a importância da educação das relações étnico-raciais.

3- A Realização de oficinas, exibição de filmes, rodas de conversas e outras atividades com os estudantes do ensino fundamental e médio, onde serão realizadas dinâmicas que motivem os estudantes a refletirem sobre a visão midiática do continente africano; conversas sobre heróis e heroínas negras; representatividade nos diversos campos profissionais e espaços de poder; políticas afirmativas; empoderamento; racismo; o papel da escola na formação da identidade.  As atividades desenvolvidas levará em consideração a faixa etária da turma

4- De forma complementar as atividades desenvolvidas, a FCP poderá organizará também visitas guiadas à instituição.

COMO ADERIR

Encaminhar e-mail para: esemracismo@gmail.com 

mateus.santana@palmares.gov.br  e/ou lorena.marques@palmares.gov.br , contendo as seguintes informações:

Nome da escola

Nome, telefone e e-mail para contato do/a coordenador/a pedagógico /a

Dias e horários para reunião técnica.

Mais informações também pelos telefones: 3424-0107 / 3424-0312

De |março 8th, 2019|Institucional|Comments Off on Projeto – Escola Sem Racismo