Palmares Indica

Nós estamos constantemente produzindo coisas boas e muitas vezes não chega ao conhecimento de muitos, muitas vezes não há um espaço na mídia. Devido isso a FCP vai fazer indicações semanais de livros, filmes, músicas e outras obras artísticas produzidas por artistas negros, que tenha a temática racial ou artistas negros como protagonistas. Acompanhe as indicações dessa semana:

Livro: O livro dos Negros

O livro do autor Lawrence Hill, sociólogo e estudioso da temática da escravidão, é dividido em quatro partes. A obra venceu os prêmios “Commonwealth Writers Prize e Rogers Writers Trust Fiction Prize”.  

Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea, foi sequestrada ainda criança na África e vendida como escravizada na Carolina do Sul. Após a revolução americana, foge para o Canadá escapando da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O livro traz uma história que nenhum ouvinte e nenhum leitor esquecerão.

O Livro dos Negros é uma obra marcante e inesquecível, tornou-se uma minissérie de sucesso nos Estados Unidos, dirigida e escrita por Clemente Virgo e protagonizada por Aunjanne Ellis e Cuba Gooding Jr, vencedor do Oscar.

Evento: I Festival Magia Negra

O I Festival Magia Negra idealizado por Suene Karim Produções tem o intuito de promover a cultura negra popular e suas multilinguagens. Acontecerá nos dias 5,6 e 7 de abril no Complexo Cultural Samambaia.

“Nomes da cultura negra e referências artísticas serão homenageados na ambientação do festival. Salas, salões e espaços do Complexo Cultural de Samambaia serão especialmente renomeados para o Magia Negra, numa brincadeira poética para que o público localize cada atração da programação.

Serão 14 atrações em cada dia de programação, destaca-se a participação dos Filhos de Dona Maria, Martinha do Coco, Slam Q’Brada, Mambembrincantes, Professor Nelson Inocêncio, Roda de Samba do Milsinho, Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro. Se apresentam ainda Cristiane Sobral, Suene Karim, Rêgo Junior, Coletivo Escalen, Marta Carvalho, Cid Aroeira com Samba Rural da Bahia e o Afoxé Ogum Pá.

O projeto reserva espaço específico em todas as áreas de apresentações, para cadeirantes, demais portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. Durante os dias 6 e 7 o festival conta com ações e atividades que promovem a acessibilidade”

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

 

Música: Negra Li – Raízes 

O álbum da cantora Negra Li

No ano passado a cantora Negra Li lançou o álbum Raízes com 11 faixas inéditas que misturam beats eletronicos, R&B, reggae, trap, rap e ritmos africanos. O disco tem participações especiais de Rael, Gaab, Seu Jorge e Cynthia Luz entre outras.

Natural de Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, Liliane de Carvalho começou cantando na igreja, grande fã de Whitney Houston se interessou pelo black music e rap ainda adolescente. Lançou seu primeiro álbum em 2005 com o rapper Helião, estrelou o filme e série Antônia em 2006, em 2012 lançou o disco “Tudo de Novo”. Aos 39 anos a cantora retorna trazendo um disco que traduz o orgulho negro, o álbum intitulado como Raízes navega pela ancestralidade, estética e cultura negra.

Ouça o álbum AQUI

 

Série: Atlanta

Criada e estrelada por Donald Glover, conhecido também como Childsh Gambino, Atlanta é uma série de televisão norte-americana, de comédia dramática, porém ácida e que traz de à tona as questões raciais. A série consegue mostrar através de uma comédia escrachada e ao mesmo tempo de maneira séria, uma parte da realidade que ainda hoje é hostil  não só para os afro-americanos, mas que pode refletir a realidade dos negros no Brasil. É por este motivo que os brasileiros gostaram tanto da série, que já conta com duas temporadas na Netflix.

Produzida pelo canal de televisão americano FX, “Atlanta” já ganhou prêmio Globo de Ouro de Melhor Série e Melhor Ator, e no Emmy, Glover ganhou na categoria “Melhor Direção”. A interpretação do protagonista, pela qual foi premiado, é a de um rapper que busca  reconhecimento e sucesso na cidade que dá nome à série.