Fundação Cultural Palmares recebe visita de universitários quilombolas

Estudantes universitários quilombolas de todo o país estiveram representados nesta terça e quarta-feira, 04 e 05 de junho, em reunião com o presidente Vanderlei Lourenço, da Fundação Cultural Palmares (FCP), e com a equipe técnica do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro (DPA), responsável pela certificação das comunidades quilombolas.

Nos encontros, os estudantes que participam do II Seminário Nacional de Estudantes Indígenas e Quilombolas, em Brasília, apresentaram pautas referentes à educação superior de quilombolas, além de demandas emergentes de suas respectivas comunidades. Por toda a semana visitam órgãos federais pontuando suas expectativas quanto às políticas públicas voltadas à população negra.

“Precisamos compreender tudo o que pode ser feito para que tenhamos o nosso espaço, seja enquanto estudantes, quanto contribuindo aos nossos que permanecem nas comunidades”, afirmou Jamile Gonçalves dos Santos, quilombola da comunidade Rio Preto e estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Para o presidente, é uma preocupação do governo fazer com que as políticas públicas tenham efetividade na vida das pessoas às quais se destinam. “No que depender de nós, todo o esforço será feito para sensibilizar os órgãos federais às necessidades que precisam ser supridas”, disse ressaltando a iniciativa da comitiva e o comprometimento de cada um dos presentes para que se faça a diferença.

Bolsa Permanência – Um questionamento apresentado como pauta foi quanto à renovação da Bolsa Permanência e ao cadastro de novos estudantes para o próximo semestre. De acordo com Valéria Cunha Gonçalves Monteiro, do DPA, as bolsas para quilombolas estão asseguradas e em breve será disponibilizado o novo sistema para renovação e cadastro das mesmas.

Ademilton Ferreira de Sá, do mesmo departamento, adianta que, a partir do próximo mês, certidões que dão acesso à Bolsa Permanência passarão a ser sistematizadas também na FCP, facilitando o processo. “Os últimos ajustes estão sendo realizados e as solicitações serão feitas pelo Portal de Serviços do Governo Federal”, disse. O Portal pode ser visitado a partir CLICANDO AQUI

De |junho 6th, 2019|Banner, Notícia|Comments Off on Fundação Cultural Palmares recebe visita de universitários quilombolas