FCP Celebra 31 Anos Com Roda de Conversa Sobre o Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Para celebrar o seu 31º aniversário, a Fundação Cultural Palmares (FCP) receberá na quinta-feira (22) jovens-aprendizes da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) para participar da Roda de Conversa Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Serra da Barriga. A programação está agendada para o dia 22 de agosto, às 16h, no auditório da Fundação, em Brasília.

O evento será conduzido pelo historiador Zezito Araújo, multiplicador do Projeto Conhecendo Nossa História – da África ao Brasil e importante nome da articulação para que o sítio histórico da Serra da Barriga tenha se tornado protegido e para que o Parque Memorial Quilombo dos Palmares tenha sido construído e fundado.

“Toda a minha vida acadêmica esteve voltada à Serra da Barriga e, para além do trabalho, tenho uma forte relação afetiva com esse espaço e com os palmarinos”, afirma o historiador que compartilhará com o público a sua experiência. Da roda de conversa também participarão nomes da instituição que estiveram envolvidos nas últimas décadas para que a visibilidade do Parque tenha crescido ao ponto de torná-lo Patrimônio Cultural do Mercosul.

Parque Memorial – Situado em União dos Palmares, no estado de Alagoas, o Parque é fruto de uma luta de mais de 25 anos do Movimento Negro brasileiro, o Memorial foi implantado em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da FCP, no território original onde ocorreu uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão ocorridas no mundo: a história do Quilombo dos Palmares.

Os primeiros registros históricos de formação de Palmares datam de 1597 e sua história física se encerra em 1694 com a grande invasão que derrubou o reinado de Zumbi, herói que é recordado a cada 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A história de Zumbi, do Quilombo dos Palmares e da Serra da Barriga estão intimamente ligadas à História do Brasil, razão pela qual o evento é uma oportunidade extraordinária à qual todos estão convidados.

 

SERVIÇO

 

O quê? Roda de Conversa Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Serra da Barriga
Quando: Quinta-feira, 22 de agosto
Que horas: 16h
Onde: Auditório da Fundação Cultural Palmares, Sede