Nota de Pesar: Carlos Nobre Cruz

A Fundação Cultural Palmares lamenta o falecimento de Carlos Nobre Cruz, ocorrido nesta terça-feira, 15 de outubro, em decorrência de um infarto.

Sergipano, fiel às raízes, docente do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Cruz se dedicava a aulas sobre Jornalismo e Racismo. Comprometido com a defesa dos Assuntos relacionados à cultura afrodescendente, tratava constantemente de temas como racismo, preconceito racial e violência policial nas favelas do Rio de Janeiro em suas pesquisas, publicações, palestras e conferências.

Formado em Jornalismo, mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes, pesquisador Nirema (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente) do Departamento de História da PUC-Rio, Nobre, com currículo tão rico, nunca deixou de ser repórter.

Sempre atento, apurando e investigando fatos, que seriam objetos de matérias jornalísticas, livros, seriados ou cursos voltados para releituras das ligações históricas entre o Continente Africano e o Brasil, trabalhou nos principais jornais do país: O Dia, Jornal do Brasil, Estado de São Paulo, entre outras.

Autor de muitas obras, em novembro, mês da Consciência Negra, lançaria o “Guia Afetivo sobre Joãozinho da Gomeia”. Trata-se da sua segunda biografia sobre o pai de santo – a primeira foi em 2017, “GomeiaJoão: a arte de tecer o invisível” – que, como descrevia, “ao se instalar em Duque de Caxias (na Baixada Fluminense), em meados dos anos 1940, colocou essa cidade no mapa do mundo”.

Em suas passagens pelo Jornal do Brasil e O Dia. também se especializou na cobertura do Judiciário. Em consequência, foi capa da revista LIDE, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro em 1998.

Seu mais novo projeto vinha sendo desenvolvido na Comissão Diversidade, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). No início do próximo mês, ele seria o representante palestrante de evento sobre censura realizado em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

De |outubro 16th, 2019|Destaque, Notícia|Comments Off on Nota de Pesar: Carlos Nobre Cruz