FCP participa em três feiras literárias até o fim de 2019

A Fundação Cultural Palmares (FCP) marca presença em três grandes feiras literárias até o fim de 2019: a 47ª Feira do Livro de Pelotas, a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas e a 7ª edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa). Nos eventos, a FCP distribui gratuitamente ao público 2.000 livros.

A vencedora do I Prêmio Oliveira Silveira, Eliana Alves Cruz, junto a Tom Farias, Welis Couto e Gisele Gama Andrade participam nas feiras com sessões de autógrafos, nos estandes onde estarão expostos seus trabalhos. “A proposta é manter essa presença garantindo, aos autores e obras literárias de temáticas negras, espaço nos grandes eventos nacionais com o intuito de, em 2020, iniciar a participação nas feiras internacionais”, afirma Vanderlei Lourenço, presidente da FCP.

De acordo com ele, o Prêmio foi o incentivo que faltava para que escritores antes vistos como fora dos padrões pelo mercado editorial brasileiro passassem a ser valorizados. “Vemos, por meio das feiras literárias, o impacto gerado por esses autores que representam a realidade e as verdades da maior parte da população por meio de conteúdo, muitas vezes baseados em experiências próprias”, afirma, citando a repercussão sobre vencedores da primeira edição.

Além de terem seus livros publicados como Best Sellers, os cinco escritores contemplados pelo I Prêmio tiveram oportunidades como o impulso à carreira na área de Literatura, a participação em feiras nacionais e internacionais e a promoção das obras como referências à indústria televisiva e cinematográfica.

II Prêmio Oliveira Silveira – Em sua segunda edição (2019), com a categoria Infanto-juvenil, o Prêmio está em fase de seleção de outros cinco trabalhos. A proposta é inspirar o público a um novo olhar literário em distintos aspectos: seja entre colegas de profissão, seja sob a ótica do leitor, mas especialmente, para a apreciação por uma geração de possíveis novos escritores.

Para 2020, é intenção da FCP traduzir obras brasileiras recém-lançadas para os idiomas inglês, francês e espanhol, garantindo a sua repercussão internacional a partir de festivais e eventos estrangeiros.

Confira mais sobre os autores e suas agendas nas feiras:

Tom Farias
É carioca, jornalista, professor de Literatura Brasileira, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. Já publicou 13 livros, dentre os quais se destacam Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil e José do Patrocínio: A Pena da Abolição, obra que está seguindo para a segunda edição. É autor de Carolina: Uma Biografia. Finalista do Prêmio Jabuti de 2009, já foi agraciado com os prêmios da Academia Brasileira de Letras, Câmara Catarinense do Livro, Governo do Estado de Santa Catarina e FLUP 2018. Colaborou no Programa Espelho, produzido e dirigido por Lázaro Ramos. É novamente finalista do Prêmio Jabuti, agora com a biografia de Carolina Maria de Jesus.

Sessão de autógrafos com a obra: Carolina: Uma Biografia
01/11 – 47ª Feira do Livro de Pelotas
03/11 – 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Eliana Alves Cruz
É carioca, escritora, jornalista, pós-graduada em comunicação empresarial. Autora do romance Água de Barrela, saga que ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da FCP, menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da Universidade Americana Brown University. Seu segundo romance, O Crime do Cais do Valongo, foi escolhido como um dos melhores do ano de 2018 pelos críticos do jornal O Globo. A obra está sendo tratada como referencial a uma série documental pela indústria cinematográfica e a um filme, em produção por uma emissora brasileira de Tv.
Sessão de autógrafos com a obra: O Crime do Cais do Valongo
02/11 – 47ª Feira do Livro de Pelotas
09/11 – 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
18/11 – 7ª edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa)

Welis Couto
É graduado em Letras e possui MBA em Marketing e em Gestão Empresarial. Pertence à Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, ao Grêmio de Estudos Literários João Monlevade (MG) e à Casa do Escritor, de São Roque (SP). Publicou diversos livros de contos e de romances, além de ter participado em antologias. Possui trabalhos literários publicados em vários órgãos da Imprensa Nacional e obteve boas classificações em concursos em diversas cidades brasileiras, tendo recebido nove prêmios literários.
Sessão de autógrafos com a obra: O Corpo
07/11 – 47ª Feira do Livro de Pelotas
05/11 – 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
18/11 – 7ª edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa)

Gisele Gama Andrade
Doutora em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Educação, fundou, em 2005, a Abaquar Consultores e Editores Associados, que contribui para a construção de material didático, pesquisa e formação continuada. É autora da coleção Sara e Sua Turma, que conta atualmente com setenta e cinco livros infantis dotados de temáticas de inteligência emocional, traduzidos para os idiomas Espanhol, Inglês e Japonês. Também é autora do recém-lançado livro Preto no Branco.
Sessão de autógrafos com as obras: Preto no Branco e Sara e Sua Turma
08/11 – 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
10/11 – 47ª Feira do Livro de Pelotas
19/11 – 7ª edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa)