Serra da Barriga se prepara para receber turistas nacionais e estrangeiros no 20 de novembro

A Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, em Alagoas, se prepara para receber representantes da comunidade negra brasileira e internacional no 20 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Com uma agenda repleta de atrações, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares será movido pelo Projeto Sou Serra, Sou Palmares por meio do qual a Fundação Cultural Palmares (FCP) vai promover uma agenda repleta de atrações e homenagens.

A programação terá início às 5h da manhã na entrada da Serra, onde acontecerá uma cerimônia em homenagem a ancestralidade negra e seguirá com pronunciamentos oficiais, apresentações culturais e homenagem a Zumbi dos Palmares. Entre as atrações estará a Orquestra de Tambores de Alagoas, grupo de percussionistas experientes e de alunos de oficinas de percussão e de confecção de instrumentos artesanais que trabalham com ritmos de influência afro-brasileira.

Também haverá a degustação de alimentos afro-brasileiros, o cardápio será marcado por alimentos como o Amalá à Moda do Rei, Moqueca de Ovos e Wassu Cocal. O primeiro, feito a base de peito de boi, azeite de dendê com quiabo e ervas verdes, era servido ao rei de Oyó na África. A Moqueca também fazia parte dos pratos reais, era acompanhado por camarão seco, ervas verdes e azeite de dendê. Já o terceiro, trata-se de um alimento sagrado indígena, feito com peixe e ervas verdes embalado na palha de bananeira. Confira a programação.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1986, e reconhecida como Patrimônio Cultural do MERCOSUL, em 2017, a Serra foi um dos pontos estratégicos onde, no período da grande migração proporcionada pela escravidão, ocorreu a reorganização social africana e afrodescendente no território

brasileiro.

De acordo com Valéria Cunha Gonçalves Monteiro, coordenadora de Preservação do Patrimônio Afro-brasileiro da FCP, a visitação da Serra, para além da data emblemática, deve ser vista como mundialmente relevante. “É um marco geográfico e histórico importante. Foi onde existiu o Quilombo dos Palmares, território negro onde viveu o herói nacional Zumbi dos Palmares na segunda metade do século XVII”, afirma.

Visitação turística – Anualmente, durante todo o mês de novembro, o município de União dos Palmares, que fica a 76,4 quilômetros da capital alagoana, recebe um contingente acima de 10.000 pessoas do Brasil e do exterior – a maioria, interessada em conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

De acordo com a secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, o segmento mais forte na região é o turismo pedagógico, onde estudantes, pesquisadores e intelectuais dos mais variados níveis de graduação realizam visitas técnicas à região.

Entre turistas nacionais e internacionais, mais de 7.500 pessoas passaram pelo Parque Memorial Quilombo dos Palmares no período de janeiro a junho de 2019. Número superior ao de visitantes de todo o ano anterior. Dentre os estrangeiros, argentinos, italianos e espanhóis são os que mais visitam o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra, seguidos por alemães, canadenses, paraguaios e franceses.

Já no que se refere ao fluxo nacional, se destacam turistas de Alagoas e de Pernambuco. Nos primeiros seis meses do ano foram registrados mais de sete mil visitantes de apenas de 77 dos 102 municípios alagoanos. A previsão é que o número duplique até o 20 de novembro de 2019.

SERVIÇO
O quê: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Quando: 20 de novembro
Onde: Parque Memorial Quilombo dos Palmares – Serra da Barriga
Endereço: Município de União dos Palmares – Alagoas

PROGRAMAÇÃO:
05h – Cerimônia em homenagem aos ancestrais na Lagoa Encantada dos Negros
08h – Degustação da Culinária Afro-brasileira no Restaurante Kúuku Náana
10h – Apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas no Espaço Batucajé
10h15 – Homenagem a Zumbi dos Palmares
10h30 – Fala das autoridades no Espaço Batucajé
12h – Degustação da Culinária Afro-Brasileira no Restaurante Kúuku Náana
12h10 – 1º SLAM NA SERRA no Espaço Batucajé
13h10 – Apresentação de Grupos culturais locais no Espaço Batucajé

CLIQUE AQUI E VEJA PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA 

De |novembro 14th, 2019|Banner, Notícia|Comments Off on Serra da Barriga se prepara para receber turistas nacionais e estrangeiros no 20 de novembro