Estrada da Serra da Barriga é entregue às vésperas do 20 de Novembro

O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, entregou oficialmente a estrada que dá acesso ao platô principal da Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde está situado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O caminho que tem 7.4 km liga a comunidade de União ao histórico espaço onde existiu o Quilombo dos Palmares, sociedade liderada pelo Herói Nacional Zumbi, nos anos 1600.

A inauguração aconteceu na manhã do dia 14/11 e contou com a presença do presidente-substituto da Fundação Cultural Palmares (FCP), Marco Antonio Evangelista. A obra de pavimentação foi promovida e custeada pelo Governo do Estado de Alagoas e representa não só o impulsionamento do turismo na região, mas um encontro com o legado cultural e a história de resistência do povo negro.

“A pavimentação asfáltica é parte de um investimento com o objetivo de garantir a preservação da Serra da Barriga como patrimônio internacional”, disse Evangelista, referindo que o território foi reconhecido em 2017 como Patrimônio Cultural do Mercosul. De acordo com ele, a pavimentação da estrada representa uma antiga reivindicação do movimento negro e a obra foi extremamente necessária, ainda, para garantir a melhor acessibilidade de turistas e frequentadores. “A Serra recebe a cada ano, mais de 5mil visitantes nacionais e estrangeiros, número que vem aumentando a cada ano”, afirma.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas confirma o dado e informa que, somente no primeiro semestre de 2019, mais de 7.500 pessoas passaram pelo local. Mais de 10mil visitam apenas no mês de novembro, o Mês da Consciência Negra. A previsão para este ano é a de que esse número seja ainda ultrapassado.

Entre os estrangeiros que visitam o espaço estão registrados argentinos, italianos e espanhóis, seguidos por alemães, canadenses, paraguaios e franceses. Já no que se refere ao fluxo nacional, se destacam turistas de Alagoas e de Pernambuco, porém, o 20 de Novembro costuma ser marcado pela presença de pessoas de quase todos os estados do país.