Palmares terá estande em festivais e bienais literários de 2020

A Fundação Cultural Palmares (FCP) estará presente em todas as dez edições dos festivais e bienais literários contemplados pelo Edital Feiras e Ações Literárias, realizado pelo Ministério da Cidadania. Para tratar do assunto reuniram-se nesta quinta-feira (30), Katia Cilene Martins, coordenadora-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC/FCP), e Ana Cristina Araruna, diretora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB).

A proposta é que a Palmares tenha um estande instalado em cada feira com o objetivo de distribuir, gratuitamente, obras literárias contempladas pelo I e II Prêmios Oliveira Silveira. “Os brasileiros em geral não têm acessibilidade a leitura, e essa iniciativa vem para mudar este cenário, oportunizando o acesso a bons livros e as possibilidades que eles trazem”, afirmou Katia.
Ana Cristina enfatizou a integração entre os órgãos com a finalidade de que se efetivem políticas públicas voltadas à oportunidade da literatura e das cadeias criativa e produtiva em torno do livro e da leitura. “Há uma grande sensibilidade por parte das instituições em se promover este nicho, com o entendimento de que é o melhor caminho para termos cidadãos mais preparados e mais seguros”, completa Katia.

FCP nas Feiras – Carolina Petitinga, coordenadora de Estudos e Pesquisa do CNIRC, conta que pelas experiências anteriores, é importante que a Palmares se mantenha presente nos espaços de festivais e bienais. “Fazemos parte de um processo de reeducação social e precisamos dar mais visibilidade aos autores e as obras de temáticas negras”, diz. Ela cita que somente em 2019, cinco autores promovidos pela Fundação participaram de eventos no Brasil e em outros países.

Nos seus estandes, a Fundação sempre disponibiliza materiais gratuitamente. Além disso, promove sessões de autógrafos dos autores premiados nos editais institucionais, a exposição da obra do fotógrafo Januário Garcia – referência em registro da cultura afro-brasileira –, promove palestras, oficinas e também mostras de filmes com temáticas direcionadas. “É nossa missão difundir informação, promover o conhecimento”, defende Carolina.

No último ano, a Fundação distribuiu aproximadamente 7.500 livros, se fazendo presente na 35ª Feira do Livro de Brasília, na 47ª Feira do Livro de Pelotas, na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas e na 7ª edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa). Participou ainda da Feira do Livro de Frankfurt e, agora, estudas outras possibilidades de acordos institucionais na área.

Participaram da reunião, as servidoras do Ministério, Ana Maria da Costa Souza, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, e, Mariângela Andrade, técnica administrativa.

De |fevereiro 3rd, 2020|Banner, Notícia|Comments Off on Palmares terá estande em festivais e bienais literários de 2020