Palmares parabeniza sul-africanos pelas celebrações dos 30 anos da liberdade de Mandela

A Fundação Cultural Palmares parabeniza os cidadãos da África do Sul pelas comemorações em memória da libertação de Nelson Rolihlahla Mandela da prisão, ocorrida há três décadas, em 11 de fevereiro de 1990.

Pacifistas de vários países celebram essa data. Nelson Mandela permaneceu na prisão por 27 anos por discordar do sistema segregacionista vigente na África do Sul: o Apartheid. Esse fato gerou na época uma comoção e um clamor internacional que também mobilizou cidadãos brasileiros.

Mandela é reconhecido internacionalmente como um símbolo dos esforços pela paz e congraçamento entre os povos. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela comemorado em todos os anos em 18 de julho, data de seu nascimento.

Um dos momentos mais emocionantes de sua vida foi descrito por ele como a sensação ao tomar posse, em 1993, ouvindo dois hinos onde cada um representava uma parte da população. Tendo dedicado 70 anos de sua história à militância pela liberdade, foi considerado símbolo da luta contra o Apartheid e pela recuperação da África do Sul.

Biografia – Nascido de uma família de nobreza tribal, Mandela teria sido um dos grandes líderes de sua comunidade, mas foi o primeiro integrante da casa a concluir a educação formal e a ingressar na universidade Fort Hare, onde cursou Direito. A universidade foi a primeira instituição de ensino superior sul-africana a ministrar cursos para negros.

Entre seus principais ensinamentos disse: “Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros”.

Nelson Mandela faleceu aos 95 anos, em dezembro de 2013, na capital Pretória.

Para saber mais sobre Nelson Rolihlahla Mandela, clique aqui.

De |fevereiro 11th, 2020|Banner, Notícia|0 Comentários