Pedro Erik é o novo coordenador-geral de Gestão Interna (CGI)

Após trabalhar por 20 anos no Ministério da Economia, ter passado pelo Tesouro Nacional e pelo Ministério do Planejamento, Pedro Erik Arruda Carneiro foi convidado pelo presidente da Fundação Cultural palmares (FCP), Sérgio Camargo, a integrar a equipe de gestores da entidade, chefiando a Coordenação Geral de Gestão Interna (CGI).

De acordo com Carneiro, “a oportunidade de trabalhar na Fundação será um desafio e um enorme aprendizado, especialmente na atual gestão que procura ter um olhar profundo sobre a questão negra, livre do pensamento único progressista que oprime há bastante tempo”.

A Coordenação é responsável por acompanhar a execução das atividades relacionadas ao planejamento estratégico da instituição, como coordenar a elaboração do plano de ação anual, compatibilizando-o com a proposta orçamentária. Além disso, fornece informações sobre a programação orçamentária e financeira para fins de planejamento dos demais setores, bem como para o processo de tomada de decisões. Propõe, coordena e acompanha as ações de modernização da FCP e tem também outras atribuições.

Para Carneiro, “em uma área tão extensa quanto a CGI, que conta com pessoas capacitadas, a gente, em geral, tem muito mais a aprender do que a ensinar”, considera. “Além disso, todos nós brasileiros temos muito a aprender da cultura negra e também sobre como a cultura negra pode e deve absorver de outras culturas. Procuraremos ver esses dois ângulos no orçamento”, afirma.

Nascido em Fortaleza em 1970, Carneiro é graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem mestrado na mesma área, além de doutorado em Relações Internacionais, ambos pela Universidade de Brasília (UnB), e também  chegou a ser professor visitante da University of Cambridge (Reino Unido).

Casado e pai de três filhos, enfrentou muitas dificuldades pessoais na juventude, especialmente por conta do divórcio de seus pais. Mas, foi com o estudo que deu a volta por cima. Para ele, a família representa seu maior valor. No âmbito profissional, tem artigos publicados no Brasil e no exterior sobre diversos assuntos como literatura, meio ambiente, mercado financeiro internacional e até sobre o terrorismo islâmico. Além de cinco livros publicados no país, com destaque para o “Teoria e Tradição da Guerra Justa” (Vide Editorial) e outro mais recente chamado “Ética Católica para Economia” (editora Appris).

De |maio 5th, 2020|Banner, Destaque, Notícia, Secundária|Comments Off on Pedro Erik é o novo coordenador-geral de Gestão Interna (CGI)