Nota de Repúdio da SNPIR/PR ao jornalista  Ancelmo Gois/O Globo

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vem, publicamente, repudiar o tratamento dispensado a Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares pelo jornal O Globo.

Em específico, o material divulgado em 8 de maio pelo jornalista Anselmo Gois, colunista de O Globo. Ao tratar de um almoço na última semana, em que estavam presentes o Presidente da República Jair Bolsonaro, a Secretária Especial da Cultura Regina Duarte e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Gois comparou a presença de Sérgio Camargo com a ocasião em que o presidente russo Vladmir Putin levou uma cadela negra para uma reunião com a primeira-ministra alemã Angela Merkel em 2007, buscando lhe causar desconforto.

A comparação subjetiva, embora dê margem a interpretação, fez com que Camargo se sentisse ofendido e vítima de racismo por parte do jornalista, por isso prestamos nossa solidariedade a ele.

Embora a SNPIR reafirme seu compromisso com a defesa da liberdade de imprensa prevista na legislação do país, repudia a comparação e lembra que também existem leis que proíbem manifestações de “discriminação ou preconceito de raça” por meio dos “meios de comunicação”.

 

Fonte: Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR)
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Presidência da República

 

Brasília, 11 de maio de 2020

 

 

De |maio 12th, 2020|Banner, Notícia|0 Comentários