Raimundo Nonato é o novo Coordenador geral do CNIRC

No último dia 15 de maio, a Fundação Palmares em nome de seu Presidente Sérgio Camargo, nomeou Raimundo Nonato como coordenador geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra — CNIRC

Raimundo, que é 1° Sargento do Corpo de Bombeiros do DF, graduado em Música pelo Musicians Institute — Califórnia EUA. Com curso de extensão em Inglês pela Hollywood High School, graduado em Processamento de Dados com Pós graduação em gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília e atualmente Bacharelando em Direito.

De acordo com o novo coordenador, o maior desafio a ser encarado no CNIRC é “atingir todas as demandas e recuperar nosso acervo para instalarmos efetivamente nosso museu e biblioteca.”

O Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) tem o propósito de fomentar atividades de estudos, pesquisas e de produção e sistematização de dados e informações relativas à cultura afro-brasileira, além da disseminação de informações qualificadas de temática negra.

Faz parte do Centro a Biblioteca Oliveira Silveira, que é composta por cerca de 20 mil itens, entre objetos históricos, peças tridimensionais, vídeos, periódicos e livros, o que faz dela a detentora do maior acervo nacional de publicações e obras da produção artística afro-brasileira. O CNIRC é referência na difusão das Leis n.º 10.639/2003 e n.º 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e da cultura Indígena em todos os níveis de ensino, seja ele público ou privado. Vale ressaltar que em breve, graças a nova gestão, a FCP terá sua sede em prédio próprio onde um de seus grandes marcos será a criação de uma inovadora e acolhedora biblioteca em um espaço de 400 m², algo histórico para a instituição.

Para Raimundo, é de extrema importância “dar continuidade aos projetos que funcionam e implantarmos uma nova gestão com DNA próprio.”

Raimundo Nonato de Souza Chaves, casado, pai da Narcisa de 15 anos, músico que realizou diversos projetos e produções, inclusive com turnês internacionais. Filho de piauienses, estudou em colégio público.
Seu grande foco sempre foi e será fomentar a cultura em nosso país.

De |maio 22nd, 2020|Destaque, Notícia, Secundária|Comments Off on Raimundo Nonato é o novo Coordenador geral do CNIRC