FCP É A 23º INSTITUIÇÃO FEDERAL A ADERIR AO TRANSFORMAGOV

Na última quarta-feira (27), a Fundação Cultural Palmares deu mais um importante passo rumo à modernização e excelência de gestão, a adesão ao programa do governo federal TransformaGov.

Além da FCP, outros 22 órgãos e entidades aderiram ao programa que tem como objetivo modernizar a Administração Pública Federal, uma das promessas de campanha do governo atual. As ações de desburocratização serão realizadas neste e no próximo ano. A ação é uma iniciativa do Ministério da Economia (ME) em parceria com a Presidência da República

A assinatura de adesão ao programa ocorreu de forma virtual e teve a participação de nomes como José Ricardo de Freitas Martins, Secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-geral da Presidência da República e do Corpo diretor da FCP. Em seu discurso, Sérgio Camargo, presidente da FCP, enfatizou que na instituição apenas 5% dos recursos são aplicados nas áreas finalísticas, desse modo, a adesão ao TransformaGov é uma importante ferramenta para reverter esse resultado, destinando mais recursos para o atendimento ao público. Também, mencionou os desafios da atual realidade, ressaltando que ao tomar posse, encontrou uma entidade com uma infraestrutura de T.I sucateada, aluguel superfaturado, assim, gerando altas despesas nas áreas meio. “Por todo esse cenário , a perspectiva de modernização da gestão da FCP será crucial para entregar mais valor público atendendo melhor o público-alvo da instituição”, completa. Alexandre Fineas, Coordenador- Geral de Gestão Estratégica(CGI/FCP), destaca que de acordo com o porte da FCP ela tem todas as condições de se adequar a esse programa.

TransformaGov
O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), instituído pelo decreto 10.382/2020, objetiva avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Com isso, o Ministério da Economia espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade.
O programa reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelo ME para apoiar os órgãos da administração pública federal no desenvolvimento de novas soluções de aprimoramento da gestão. O TransformaGov compreende ações em quatro dimensões: Gestão de Pessoas, Governança e Gestão Estratégica, Processos, Arranjos Institucionais e estruturas organizacionais.

De |agosto 27th, 2020|Banner, Notícia|0 Comentários