Lista de Personalidades Negras – Luiz Paulo Costa, o “Negão do Bope”.

Há quem diga que para ser policial é necessário ser vocacionado; teoria que se confirma com a história de Luiz Paulo Costa, o “Negão do Bope”.

Desde muito novo, Luiz sonhava em ser policial militar e para que isso se tornasse realidade, o garoto oriundo de uma família humilde, começou a trabalhar na construção civil de modo a angariar recursos para pagar o curso preparatório para ingressar na Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Em 2002, aos 22 anos, o menino tímido e reservado viu um de seus sonhos sendo realizado: nascia o Soldado Luiz. Luiz não colocava limites aos seus sonhos e um maior estava por vir, o de ser tornar uma caveira do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE.

Longos dias de treinamento, exaustão física, psicológica, presenciou vários colegas desistindo em meio ao curso, quando em 2007, Luiz Paulo Costa tornava-se o “Negão do Bope”. Sua passagem pelo pelotão de elite carioca foi marcada por grandes operações, apreensões e a cada dia o policial se destacava por sua competência e destreza.

O ano é 2015, o já Sargento Luiz, se viu diante do momento mais desafiador de sua carreira: retornar ao seu batalhão de origem – 25º BPM na Região dos Lagos/RJ – para dividir com a equipe toda a experiência adquirida em operações especiais, já que o local passava por um momento crítico com o aumento e ousadia da criminalidade.

Luiz era muito dedicado a sua profissão, não havia um plantão em que não se saía exitoso junto de seus companheiros de farda, também não há uma anotação se quer que deixasse dúvidas sobre seu bom caráter e honestidade. Segundo relatos, o Sargento Luiz era muito respeitado entre a população e temido pelos bandidos, o dia que ele estava trabalhando era um dia de certeza de ordem para o povo de bem e de caça aos criminosos. Sendo assim, comprometido e aguerrido, era considerado o melhor policial daquela região.

Porém o sonho de menino fora interrompido no dia 16 de fevereiro de 2020, após mais um dia exitoso em defesa da população. Quando retornava ao seu lar para os braços de sua esposa Paula – que na ocasião estava grávida de 5 meses – Luiz Paulo Costa foi vítima de uma emboscada e atingido por no mínimo nove disparos de fuzil. Até hoje, o caso continua sem esclarecimentos, o que se sabe é que dois assassinos do “ Negão do Bope”, ainda continuam soltos.

Segundo a própria corporação “ele não era só um policial, ele era o melhor de nós!”. Frase publicada no dia se seu enterro nas redes sociais do Batalhão que ele servia. Os ritos fúnebres se deram com um cortejo de seu caixão pela cidade de Iguaba Grande/RJ acompanhados de centenas de colegas de farda, da população que tanto o amava e de seus entes, além de um sepultamento com todas as honrarias que um militar de sua categoria e bravura merecem.

A família perdeu um filho querido, a região de Cabo Frio/RJ ficou sem um de seus policiais mais respeitados; 4 filhos perderam o pai e a sociedade brasileira perdeu um verdadeiro herói.

De |dezembro 3rd, 2020|Banner, Notícia|Comments Off on Lista de Personalidades Negras – Luiz Paulo Costa, o “Negão do Bope”.