Lista de Personalidades Negras – Jacira de Almeida Sampaio – Tia Nastácia

 

Uma das grandes atrizes negras que o Brasil já teve, Jacira de Almeida Sampaio – Jacira Sampaio, como era conhecida no mundo da televisão. Nascida em 28 de agosto de 1922 na cidade paulista de Santa Cruz do Rio Pardo. Jacira teve uma longa folha de trabalhos de televisão, teatro e cinema, ela tinha mais de trinta anos de idade quando estreou no teatro, na peça João Sem Terra, de Hermilio Borba. Antes de ser atriz, trabalhou no almoxarifado de um hospital maternidade, em São Paulo. Posteriormente, ela ingressou no Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento no ano de 1958 e acabou chamando a atenção da crítica após estrelar Quarto de Empregada (1959), de Roberto Freire.

Ela ainda destacou-se em obras como O Mulato, As Feiticeiras de Salem (papel que lhe valeu uma indicação ao prêmio APCA de atriz revelação), O Inimigo do Povo, O Pagador de Promessas, O Círculo do Champagne, Castro Alves Pede Passagem, Vamos Brincar de Amor em Cabo Frio, Virtude e Circunstância e Um Pano à Luz da Lua.

Em 1959 ela estreou no cinema, atuando no filme O Preço da Vitória (1959), que tinha no elenco o técnico Feola e alguns jogadores da seleção brasileira, campeã de 1958, incluindo o jovem Pelé. No ano seguinte, atuou em Zé do Periquito (1960), ao lado do astro Mazzaropi.

No cinema, Jacira Sampaio atuou em quatro filmes. Fez: “O Preço da Vitória”, “Zé do Periquito”, “A Primeira Missa” e “Que Forma Estranha de Amar”.

Na televisão, Jacira estreou na TV Record, estrelando o teleteatro Imitação da Vida (1960), baseado em um clássico racial que já havia sido apresentado nos cinemas. A atriz considerava este seu melhor papel na telinha. No mesmo ano, integrou na emissora o elenco do seriado infantil A Turma do Sete (1960).

Em 1964, entrou na TV Excelsior, onde ficou por vários anos. Em 65, atuou em: “A Outra Face de Anita” e “Os Quatro Filhos”. Em 66, atuou em três novelas: “Almas de Pedra”, “As Minas de Pedra” e “Redenção”. Em 68 fez: “A Muralha”. Em 69, fez: “Vidas em Conflito” e “Dez Vidas”.

Em 1970, passou para a TV Tupi estreando na novela homônima do clássico literário de José Mauro de Vasconcelos: “O Meu Pé de Laranja Lima”. Em 71: “Nossa Filha Gabriela”. Em 72: “Camomila e Bem-Me-Quer” e “Signo da Esperança”. Em 1973, atuou em: “Divinas e Maravilhosas” e em 1975, fez o grande sucesso da Tupi: “Meu Rico Português”.

Porém, foi para a TV Globo, que sua atuação como atriz mais se destacou, principalmente pela brilhante atuação no papel da Icônica personagem de Monteiro Lobato – Tia Nastácia, na versão do seriado infantil: “Sítio do Pica-pau Amarelo”, adaptação do livro de Monteiro Lobato, de 1977 até 1986. Em 1986, fez a novela: “Sinhá Moça”; em 87: “Bambolê”; em 89: “Pacto de Sangue” e em 92: “Despedida de Solteiro”. E em 1994, participou do seriado: “Você Decide”.

A atriz faleceu em 29 de setembro de 1998, vítima de um ataque do coração. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo.

Jacira Sampaio e Dalmira Soares em Quarto de Empregada

 

Mazzaropi e Jacira Sampaio em Zé do Periquito

 

 

Jacira Sampaio na A Turma do Sete

 

 

 

De |dezembro 4th, 2020|Banner, Notícia|Comments Off on Lista de Personalidades Negras – Jacira de Almeida Sampaio – Tia Nastácia