Lista de Personalidades Negras – Marcílio Luiz Pinto, o Cabo Marcílio.

Marcílio Luiz Pinto, o Cabo Marcílio, foi um militar brasileiro integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Nascido em Caconde (SP) – próximo à divisa com Minas Gerais – em 1917. Já 1933 foi para a região de Garça/SP para trabalhar na prefeitura da cidade, depois morou em Duartina e Marília, quando, em 1942, foi convocado pelas forças armadas para se apresentar no Quartel do 3° e 4° Regimento de Infantaria, em São Paulo. Ficou dois meses no Quartel e de lá foi enviado ao 6° Regimento de Infantaria, sediado em Caçapava/SP.
Nesse período o Brasil já tinha declarado guerra aos países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão), e é nesse período que  Marcílio recebeu os treinamentos intensivos. Embarcou em julho de 1944 no navio – transporte “General Meigue”, com destino ao Porto de Nápoles, na Itália, para combater na 2ª Guerra Mundial.

 O Brasil enviou para a Itália 25 mil militares da FEB (Força Expedicionária Brasileira), 42 pilotos e 400 homens de apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). Os militares brasileiros da FEB conseguiram, ao lado de soldados aliados, grandes vitórias. Durante as batalhas, que os militares brasileiros participaram na 2ª Guerra Mundial, cerca de 14 mil soldados alemães se renderam aos brasileiros. 

Silver Star: A condecoração se deu pelo fato de que, no dia 08 de novembro de 1944, o Cabo Marcílio participou de um ataque surpresa a uma posição inimiga onde foram capturados vários, além de quantidade significativa de equipamentos e munições. Na mesma ação, Marcílio fez recuar uma patrulha alemã que tentou libertar os prisioneiros, e durante essa ação, segundo relatos, matou diversos inimigos.

Além da Silver Star (mais alta condecoração americana a um soldado estrangeiro), foi condecorado durante a Guerra com duas “Cruz de Combate” e, ao retornar para o Brasil, recebeu uma condecoração da FEB, a medalha do mérito cívico da Câmara Municipal de Marília e a medalha Marechal Rondon oferecida pela prefeitura de Marília.

Foi casado com Rosa Scarasati Pinto, teve os filhos: Liliana Aparecida, Marlene Aparecida, Maria Adelaide, Maria Angélica e Marcio Vicente. Veio a falecer em 31 de julho de 1993, em Adamantina.

De |dezembro 7th, 2020|Banner, Notícia|Comments Off on Lista de Personalidades Negras – Marcílio Luiz Pinto, o Cabo Marcílio.