Seguindo o modelo de gestão adotado para viabilizar, de modo democrático, o acesso aos recursos federais destinados à cultura, foi instituído o Edital 22 anos da Palmares – uma forma criativa e socialmente responsável de comemorar o surgimento da Fundação, colocando em prática o objetivo de promover a disseminação da cultura negra.

Assim, a seleção pública aberta pela Palmares envolveu indivíduos, grupos e entidades que atuam no território nacional e que produzem espetáculos de dança, música, teatro, artes plásticas, vídeo, cultura popular e outras manifestações do nosso povo com identidade cultural de matriz africana.

Os espetáculos foram apresentados em agosto, mês de aniversário da Palmares, nas cidades de Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), onde a Fundação possui representações regionais, além de Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e São Paulo (SP), onde planeja implantar seus próximos escritórios.

No valor de R$ 600 mil, o edital contemplou projetos inspirados no tema Construindo redes de diálogos – reais e virtuais – com a cultura afro-brasileira. A prioridade foi dada a propostas de artes integradas, ou seja, com interação entre duas ou mais expressões artísticas. Confira o edital deste ano.

Para obter mais informações sobre como concorrer a este edital em 2011, envie um e-mail para dep@palmares.gov.br