• Logotipo do Governo do Brasil


Palmares

Idiomas do Portal

Ferramenta de Pesquisa


Nuvem de Tags


Conteúdo do Portal

Pathway


África

quinta-feira, by Ascom

Somente em 2010, a Fundação Cultural Palmares protagonizou cinco eventos bilaterais e dois projetos multilaterais, mobilizando grupos de nações empenhadas na promoção da cultura de matriz africana. As iniciativas envolveram um grande número de autoridades internacionais e renderam acordos de cooperação entre África do Sul, Angola, Cabo Verde, Colômbia, Benin e Brasil. Confira aqui as ações de maior destaque nos últimos 12 meses.

O ano de 2010 começou com os preparativos para o Expresso Brasil na Copa, um festival itinerante promovido pela Palmares na África do Sul, e que mesclou pensamento e expressões artístico-culturais brasileiras. Diversos eventos, entre oficinas, palestras, exibição de filmes e performances artísticas, colocaram a cultura afro-brasileira em evidência. Muitos países interessaram-se pelos produtos culturais exibidos na ocasião, encomendando oficinas para 2011. Dentre eles, o Benin, a Colômbia e a África do Sul.

O Benin, inclusive, participou de uma ação em solo brasileiro em 2010. Foram quatro dias de celebrações para difundir e valorizar os costumes do país. A Semana de Cultura do Benin na Bahia contou com diversas atividades culturais que envolveram música, dança, cinema, culinária e debates com o intuito de resgatar as relações ancestrais entre os dois países. Promovido pela Palmares e por organizações da sociedade civil, o evento proporcionou momentos de descontração, emoção e alegria.

Em 2010, Cabo Verde também estava em festa, e a Palmares foi uma convidada especial. No ano em que o país celebrou 550 anos de descobrimento e 35 de independência, o Brasil aproveitou para estreitar os laços com um de seus povos-irmãos, promovendo um grande espetáculo musical com artistas brasileiros (Daniela Mercury e Targino Gondim) e cabo-verdianos (Tito Paris, dentre outros). Os titulares do Ministério da Cultura e da Palmares participaram desse momento único. Como saldo imediato, a proposta de intercâmbio cinematográfico entre os dois países e a criação de núcleos produtores de audiovisual.

0 Comentários



Navegação do Rodapé


Quadra 601 Norte – SGAN – Lote L CEP: 70830-010 – Ed. ATP – Brasília/DF

2014 - Fundação Cultural Palmares

(Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.)


Retornar ao Topo do Portal