Personalidades Negras – Cartola

Arte: Mario FreireUm dos maiores representantes da música brasileira, Angenor de Oliveira nasceu em 11 de outubro de 1908, no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Entretanto, após uma série de dificuldades financeiras, sua família foi obrigada a se mudar para o morro da Mangueira, onde uma simples favela começava a ser construída.  Aprendeu a tocar cavaquinho e violão com o pai ainda moleque, quando tomou gosto pela música e pelo samba.

Ao trabalhar como servente de obra passou a usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía. Por usar esse chapéu, ganhou dos colegas de trabalho o apelido de “Cartola”. Após criar o Bloco dos Arengueiros, junto com um grupo de amigos sambistas do morro, ajudou a fundar a Estação Primeira de Mangueira. Foi Cartola quem sugeriu o nome e as cores verde e rosa, que consagraram a tradicional escola de samba carioca. Cartola também compôs “Chega de Demanda”, o primeiro samba-enredo da escola.

Cartola passou anos esquecido e foi dado como morto, até ser encontrado, por acaso, pelo jornalista Sérgio Porto, em 1956, trabalhando como lavador e guardador de carros, em Ipanema. Embora tenha sido muito elogiado por seu círculo de compositores, colegas e admiradores, Cartola só recebeu todos os créditos por sua contribuição à história da música brasileira após sua morte, aos 72 anos, de câncer, quando então já era considerado um dos estetas geniais da música brasileira.

Hoje, o compositor ainda é a maior referência para quem quer conhecer a história do samba e compreender muitas das sonoridades presentes no samba contemporâneo.

De |outubro 11th, 2013|Sem categoria|Comments Off on Personalidades Negras – Cartola