Nossos Heróis Olímpicos

Entre os meses de agosto e setembro de 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediará a 31ª edição dos Jogos Olímpicos e a 15ª dos Jogos Paralímpicos. É a primeira vez que uma cidade da América Sul receberá atletas e para-atletas do mundo inteiro para a realização de uma olimpíada.

Compreendendo que a prática desportiva constituiu-se ao longo do século passado como um meio de ascensão social e ganho de visibilidade para inúmeras negras e negros brasileiros; que muitas vezes o esporte foi tomado por parte da população afro-brasileira como elemento de representação/identificação cultural; e que, apesar desses e dessas desportistas profissionais haverem construído brilhantes carreiras, conferindo momentos gloriosos ao esporte brasileiro, suas histórias de superação e conquista continuam ignoradas por grande parte de seus compatriotas, a Fundação Cultural Palmares apresenta agora os Nossos Heróis Olímpicos.

O mosaico é composto por uma sucinta biografia dos atletas e para-atletas, com destaque para suas façanhas desportivas, e um conjunto de imagens que permitirão aos visitantes familiarizar-se e reconhecer aqueles/as que conferiram grandeza e notoriedade ao (para-)esporte brasileiro.

Clique nas fotos e confira os perfis!

Adhemar Ferreira da Silva Ádria Santos Édson Bispo dos Santos Joaquim Cruz Guilherme Paraense Melânia Luz dos Santos Vanderlei Cordeiro de Lima José Telles da Conceição Servílio de Oliveira Janeth Arcain 1 Terezinha Guilhermina 3 4 5 Vanderlei Cordeiro de Lima 8 7 11

De |junho 23rd, 2016|Notícia|Comments Off on Nossos Heróis Olímpicos