Lançamento do projeto “Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil” na Bahia

Nessa quinta (11) aconteceu em Salvador (BA) o lançamento do projeto “Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil”. Um projeto piloto da Fundação Cultural Palmares que busca disseminar o conhecimento sobre a cultura e história do continente africano e da sua influência para a formação da cultura afro-brasileira.

A finalidade do projeto é levar conhecimento para alunos de escolas públicas sobre as contribuições do continente africano na construção da identidade e desenvolvimento nacional. Também colabora para uma maior conscientização por parte dos estudantes sobre a necessidade de respeitar as diferenças, além de propor o combate ao racismo, preconceito, discriminação, questões estas ainda tão presentes na sociedade brasileira. O projeto irá contemplar cada aluno participante com um kit contendo as duas publicações mencionadas.

O projeto contempla duas publicações: o livro “O que você sabe sobre a África? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros” e a revista temática customizada pedagógica denominada “Coquetel”.

O lançamento contou com uma mesa redonda, na parte da manhã, com a participação de Joelice Braga, diretora pedagógica (Secretaria da Educação); Erivaldo Oliveira, Presidente da Fundação Cultural Palmares; Rita Gomes do Nascimento, Diretora de Políticas de Educação do Campo Indígena e para relações étnico-raciais (Ministério da Educação); Eliana Pedroso, Diretora de Gestão do Centro Histórico; Ivete Sacramento (Secretaria de Reparação Racial); e o secretário de educação de Santo Amaro, Raimundo Jorge. Onde foi discutido a criação e implementação do projeto.

Na parte da tarde aconteceu outra mesa redonda, com a temática: Estratégias para implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira. Agora com os multiplicadores do projeto, Eliane Boa Morte Secretaria Municipal de Educação de Salvador); Zezito de Araújo (Professor Mestre da Universidade Federal de Alagoas e Supervisor de Diversidade na Secretaria de Estado da Educação de Alagoas – SEDUC/AL); Barbara da Silva Rosa (SECADI/MEC); e Cláudia Puentes (Professora Especializada em Educação para os Direitos Humanos e Diversidade e Assessora Técnica na Secretaria de Estado da Cultura – SECULT/AL).

E na sexta (12) aconteceu o lançamento em Santo Amaro da Purificação (BA). Que contou também com uma vasta programação durante o dia de lançamento. Uma mesa redonda com o tema: Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil. E compondo a mesa: Barbara da Silva Rosa (SECADI/MEC); Maurício Pestana (Cartunista e jornalista especializado em cultura Afro-brasileira); Eliane Boa Morte (Secretaria Municipal de Educação de Salvador). Zezito de Araújo (Professor Mestre da Universidade Federal de Alagoas e Supervisor de Diversidade na Secretaria de Estado da Educação de Alagoas – SEDUC/AL) e Cláudia Puentes (Professora Especializada em Educação para os Direitos Humanos e Diversidade e Assessora Técnica na secretaria de Estado da Cultura – SECULT/AL).

E logo após, um debate onde discutiu-se as estratégias para implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira.

O lançamento desse projeto é um marco, um avanço na história do povo afro-brasileiro, pois a nossa história vai ser contata a partir dos nossos olhos. Fazendo assim com que possamos olhar mais para nós.

“Conhecer nossa história nos leva a conhecer quem somos nós. E saber que muito que temos veio da cultura e história africana”, disse uma das participantes do lançamento.

De |maio 15th, 2017|Banner, Notícia|Comments Off on Lançamento do projeto “Conhecendo Nossa História: Da África ao Brasil” na Bahia