Edital apoia projetos de comunidades tradicionais

 

Imagem de Divulgação – DGM

O DGM Global é uma iniciativa estabelecida no âmbito do FIP/Programa de Investimento Florestal, com a finalidade de conceder subsídios destinados aos Povos Indígenas e Comunidades Locais (PICL) e apoiar suas iniciativas nos 14 países-piloto do FIP, visando fortalecer a sua participação na discussão sobre mecanismo REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação) e ampliação da conservação, do manejo e aumento dos estoques de carbono florestal em nível local, nacional e global.

O FIP é um dos três programas que compõem o Fundo Estratégico do Clima (Strategic Climate Fund – SCF). O Brasil é um dos países piloto que participam do FIP. Por sua vez, o Fundo Estratégico do Clima (SCF) faz parte dos Fundos de Investimento em Clima (Climate Investment Funds – CIF).

O DGM Brasil se insere no DGM Global e é um fundo de apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro, fazendo parte do Programa de Investimento Florestal (Programa DGM/FIP/Brasil). Este fundo apoiará projetos que evitem o desmatamento e a degradação do Cerrado, como a retirada de madeiras, secas severas e que promovam a proteção, a conservação dos recursos naturais (especialmente florestais) e a inclusão social. Através destes projetos serão fomentadas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Coordenado por um Comitê Gestor Nacional (CGN) formado por representações Indígenas, Quilombolas, Comunidades Tradicionais e do Governo Federal, o DGM/FIP/Brasil iniciou os seus trabalhos no primeiro semestre de 2015 e terá duração de 5 anos.

O edital fica aberto até 30/11 para recebimento de propostas.

As propostas podem ser de até R$120 mil com prazo de execução de um ano. Dentre os quatro eixos estratégicos, destaca-se o de “Promoção da Gestão Territorial e Ambiental em Territórios de Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais”.

As informações e o edital podem ser conferidas no link: https://dgmbrasil.org.br/pt-br/edital

Para acessar, basta selecionar cada seção. Caso prefira, faça aqui o download do arquivo completo do Edital nº 2 DGM Brasil<https://dgmbrasil.org.br/media/publicacoes/Edital_DGM_Brasil_2017.pdf>.

 

 

De |setembro 6th, 2017|Destaque, Notícia, Secundária|Comments Off on Edital apoia projetos de comunidades tradicionais