Francisco Lucrécio defendeu arduamente causa negra

Nesta terça-feira, 10 de outubro, completam-se 16 anos da morte de Francisco Lucrécio, um dos fundadores da Frente Negra Brasileira (FNB. Criada, na cidade de São Paulo, em 1931, A FNB foi uma organização importante na luta pela igualdade racial, tendo atuado em vários estados. Chegou a contar com a participação de aproximadamente cem mil membros.

Francisco Lucrécio nasceu em Campinas (SP), em 1909. Cirurgião dentista, trabalhou como servidor público na prefeitura de sua cidade natal.  Desde cedo, percebeu a desigualdade em que viviam os afro-brasileiros. Enquanto os imigrantes italianos moravam em suas próprias casas, os negros residiam nas periferias, em péssimas condições.

Lucrécio atuou como um dos grandes militantes do Movimento Negro, contribuindo para combater o preconceito e resgatar a história e a cultura de seu povo. O líder político também defendia a participação efetiva da mulher negra nas decisões da sociedade.

De |outubro 10th, 2017|Destaque, Notícia, Sem categoria|Comments Off on Francisco Lucrécio defendeu arduamente causa negra