Eventos em Alagoas comemoram Dia da Consciência Negra

Uma série de eventos em Maceió e União dos Palmares, em Alagoas, marcam as comemorações do Mês da Consciência Negra e da entrega do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga, onde no passado existiu o célebre Quilombo dos Palmares. As atividades começam na próxima quarta-feira, 8 de novembro, e seguem até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

A programação é fruto de parcerias da Fundação Cultural Palmares (FCP) com instituições como Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo de Alagoas e Prefeitura de União dos Palmares. Na quarta-feira, às 19h, acontece a abertura oficial da XV Reunião da Comissão de  Patrimônio Cultural (CPC) do Mercosul, no Teatro Marechal Deodoro, na capital alagoana.

A Conferência continua na quinta-feira (9) e sexta-feira (10), na Associação Comercial de Alagoas, no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió. Na sexta, às 11h, haverá apresentação do Plano de Gestão da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul.

No sábado (11), às 11h, acontece a Cerimônia de Certificação da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul, com a participação do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, de autoridades federais, municipais e estaduais e representantes dos quilombolas, do Movimento Negro e de outros setores da sociedade civil.

A Fundação Cultural Palmares é responsável pela gestão do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, espaço que reconstitui um pouco da história dos afro-brasileiros que se rebelaram contra a escravidão. A FCP teve participação ativa na campanha que culminou na concessão do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga. No dia 20 de novembro, durante as comemorações da Consciência Negra, será instalado o Comitê Gestor e apresentado o dossiê que embasou a candidatura da Serra da Barriga.

.

 

 

De |novembro 3rd, 2017|Banner, Notícia|Comments Off on Eventos em Alagoas comemoram Dia da Consciência Negra