Programa Repórter Brasil exibe matéria sobre a Serra da Barriga

O Repórter Brasil exibiu na noite de segunda-feira, 13 de novembro, matéria sobre o título de Patrimônio Cultural do Mercosul dado à Serra da Barriga, localizada no município alagoano de União dos Palmares. A reportagem pode ser assistida no site da TV Brasil e no link abaixo da matéria.

O Repórter Brasil viajou à Serra e cobriu a cerimônia de entrega do título, no último sábado (11). O programa conta um pouco da história do Quilombo dos Palmares e apresenta imagens de manifestações afro-brasileiras como roda de capoeira e uma encenação dedicada aos orixás, gravadas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, deu seu depoimento sobre a importância do reconhecimento do Mercosul. “Queremos recontar a história da Serra da Barriga a partir dos nossos heróis e heroínas que aqui tombaram, mas que resistiram. A Serra da Barriga tem uma história de liberdade, que precisa ser contada aos nossos jovens e às nossas crianças, para que cresçam tendo orgulho de serem afro-brasileiros”, afirmou Erivaldo na matéria.

No dia 23 de novembro, o programa Caminhos da Reportagem, também da TV Brasil, exibe especial dedicado à Serra da Barriga, com registros em Alagoas e uma entrevista com o presidente Erivaldo Oliveira. Veja um trailer do programa neste link: https://www.youtube.com/watch?v=SbpPvnq0j5c