Festejos em Alagoas celebram Dia da Consciência Negra

Uma intensa programação marca a festa do Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira, 20 de novembro, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no estado de Alagoas. O evento terá participação do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, e do governador de Alagoas, Renan Filho. Além solenidade, haverá apresentações de grupos culturais e religiosos.

Este ano, as comemorações têm sabor especial, já que a Serra da Barriga conquistou o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. A entrega da certificação a autoridades e representantes do Movimento Negro aconteceu no dia 11 de novembro, no Parque Memorial. A expectativa é de que o título estimule a vinda de investimentos e de infra-estrutura à localidade.

A Fundação Palmares, responsável pela gestão da Serra da Barriga, articula com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) um projeto para promover o turismo local. A Fundação espera lançar em 2018 um calendário de visitas guiadas ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O ambiente reconstitui a história do legendário Quilombo dos Palmares, palco da luta de Zumbi e de milhares de negros contra a escravidão.

“Queremos capacitar guias para contar esta história tão rica e promover atividades constantes que atraiam visitantes a este lugar. Pretendemos transformar a Serra da Barriga em um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil”, afirma Erivaldo Oliveira, presidente da Fundação Cultural Palmares.

Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural Palmares – (61) 3424-0107. Email: marcelo.araujo@palmares.gov.br

Site: www.palmares.gov.br