Palestra de Erivaldo Oliveira ressalta importância cultural da Serra da Barriga

O papel da Serra da Barriga na valorização da cultura afro-brasileira e como indutor de desenvolvimento social. Esses constituem eixos de palestra que o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, realiza nesta sexta-feira, 17 de novembro, às 14h, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara, em Maceió (AL), com entrada aberta à comunidade. A apresentação faz parte do projeto Vamos Subir a Serra, que conta com apoio da FCP.

Em 2017, a Serra da Barriga recebeu o reconhecimento de Patrimônio Cultural do Mercosul. A candidatura foi apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e contou com forte apoio da Fundação Palmares. No último sábado (11), houve entrega do título a autoridades e representantes do Movimento Negro em uma cerimônia no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL).

No 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, a Serra da Barriga volta a ser palco de eventos comemorativos. Além de atividades artísticas e culturais, haverá posse do Comitê Gestor da Serra da Barriga, composto por membros do poder público e da sociedade. O órgão terá função de pensar em políticas que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo e de outras atividades culturais e econômicas na região.

Na visão de Erivaldo Oliveira, a entrega do título deve atrair investimentos à Serra da Barriga, no entanto, é necessário engajamento do governo federal, de Alagoas, de União dos Palmares e de toda a sociedade. “Precisamos abraçar este patrimônio, que representa a luta histórica de um povo pela liberdade e igualdade de direitos”, lembra o presidente da FCP.

Gestora da Serra da Barriga, a Fundação Palmares também desenvolve parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para definir estratégias que promovam a atividade turística. A medida deve incluir capacitação de guias e cronograma de visitas ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.