Atividades culturais movimentam Maceió no sábado

Uma série de atividades culturais e artísticas movimentam o sábado, 18 de novembro, em Maceió, dentro do projeto Vamos Subir a Serra, que comemora o Mês da Consciência Negra e acontece no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara. A iniciativa conta com apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP).

A partir de 9h, acontece o Encontro de Maracatus. Muito popular em algumas áreas do Nordeste, o maracatu, gênero baseado na percussão, é considerado o ritmo de origem afro mais antigo do Brasil. Às 10h, será apresentada a palestra A Cultura e a Arte Afro como Agente Modificador: o Exemplo do Maracatu, com Wanessa Paula Santos, do Centro Cultural Cambinda Estrela, de Recife; Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas; e Elida Miranda, do Coletivo Maracatod@s. Em seguida, começa a apresentação Maracatu Raízes da Tradição, de Mãe Vera.

Das 14h às 18h, o público vai poder conferir na prática a força desse ritmo com a Oficina de Maracatu. Os professores serão o Mestre Adriano Santos (MUMU) e o Maracatu Nação Cambinda Estrela.

A programação encerra com dois shows. Às 19h, toca o Maracatu Baque Alagoano, e às 20h, o Xique Baratinho.