TV Brasil exibe hoje especial sobre a Serra da Barriga

O ano de 2017 trouxe uma conquista histórica para os negros. A Serra da Barriga, palco da célebre luta de Zumbi dos Palmares e seu povo pela liberdade, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. Nesta quinta-feira, 23 de novembro, a TV Brasil, no programa Caminhos da Reportagem, exibe um especial sobre a região, que abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares (AL). O documentário vai ao ar às 22h.

Saiba como sintonizar a TV Brasil neste link: http://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Assista à TV Brasil pela internet neste link: http://tvbrasil.ebc.com.br/webtv

A reportagem da TV Brasil viajou até a Serra da Barriga. Além do registro das belas imagens naturais, o programa conta fatos importantes relacionados à trajetória da luta do povo negro contra a escravidão. Um dos entrevistados pela equipe é o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira. Ele fala sobre benefícios que a certificação entregue pelo Mercosul pode trazer à localidade. Erivaldo ainda destaca a importância do desenvolvimento de políticas públicas para promoção da mobilidade social e valorização da cultura dos afro-brasileiros.

A Serra da Barriga recebeu em maio o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. O documento foi entregue a autoridades e a representantes do movimento negro no dia 11 de novembro, em solenidade no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, também no Parque Memorial, houve anúncio de medidas para promover o turismo na área. O governo do estado vai pavimentar a via de acesso à Serra em um percurso de mais de 7km. Já a Fundação Palmares realiza planejamento em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para capacitação de guias turísticos e implementação de um cronograma de atividades capazes de atrair visitantes ao espaço.