ONU anuncia roteiro de combate à fome nos países em desenvolvimento

Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciaram em novembro de 2017 um roteiro de ação para coordenar estratégias de cooperação Sul-Sul e fortalecer o combate à fome em países em desenvolvimento. Apresentado durante a Expo de Desenvolvimento Global Sul-Sul, em Antália, na Turquia, o planejamento orientará iniciativas do Programa Mundial de Alimentos (PMA), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

“Com esse roteiro, buscamos identificar nossas prioridades compartilhadas em termos de cooperação triangular e Sul-Sul e implementar uma metodologia de trabalho para melhorar nossos esforços coordenados nos próximos anos, a fim de tornar a fome zero uma realidade até 2030”, explicou o vice-diretor da Divisão de Políticas e Programas do PMA, Kenn Crossley.

Para o especialista, a iniciativa vai sistematizar e articular estratégias de cada uma das agências, ampliando a ação conjunta dos organismos para além de intervenções pontuais.

Segundo o representante do FIDA, Ashwani Muthoo, a cooperação Sul-Sul “será um dos motores fundamentais do FIDA para o futuro, ao lado do trabalho com o setor privado e da geração de empregos para os jovens”. A colaboração entre países em desenvolvimento já é vista pelo fundo da ONU como uma das modalidades preferidas de implementação de programas contra a pobreza e a fome.

A cooperação Sul-Sul é considerada pelas três agências das Nações Unidas como um mecanismo eficiente, pouco custoso, que valoriza a liderança dos países em desenvolvimento e estimula a solidariedade entre iguais.

Fonte: ONU