Resistência de Palmares ganha versão em quadrinhos

Um dos maiores símbolos da resistência do povo negro à opressão chega aos quadrinhos. A HQ Angola Janga, de Marcelo D’Salete, dá um tom épico à luta das milhares de pessoas que se refugiaram no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, sob a liderança de Zumbi dos Palmares. O lançamento é da editora Veneta.

Além de recontar a trajetória dos guerreiros de Palmares, o autor segue na contramão da história branca, que ameniza os efeitos do regime escravocrata. O autor recupera os fatos com visão crítica. O escritor e desenhista desmitifica a imagem de heróis desbravadores dos bandeirantes e expõe seu lado mais cruel e desumano, a serviço dos interesses econômicos do colonizador português. A publicação sai no formato graphic novel, livro que traz uma narrativa por meio da arte sequencial das histórias em quadrinhos.

Nascido em 1979, Marcelo D’Salete trabalha como professor, ilustrador e autor de quadrinhos. Formou-se em Artes Plásticas e tem mestrado em História da Arte, além de haver cursado Design Gráfico. Em 2008, lançou Noite Luz, com narrativas passadas em uma casa noturna. No ano de 2014, publicou Cumbe, que mostra a luta dos escravizados pela liberdade no período colonial. O trabalho de D’Salete já foi editado em países como Argentina, Portugal, França, Áustria, Itália e Estados Unidos.