Funarte disponibiliza partituras de mestres da MPB

Uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte) permite que professores, estudantes, profissionais, historiadores e demais interessados na música brasileira tenham acesso ao repertório de grandes autores. Trata-se do projeto Partituras Brasileiras Online, que disponibiliza na internet composições de artistas como Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Edu Lobo, Beto Guedes, Chico Buarque e Milton Nascimento.

A seleção reúne, inicialmente, cerca de 1,2 mil partituras, cedidas por algumas instituições e compositores. Os textos que acompanham as pautas estão em português, inglês, francês e espanhol. Parceiro do projeto, o Itamaraty vai distribuir este songbook nas embaixadas brasileiras no mundo inteiro. O material pode ser acessado gratuitamente neste link: http://www.funarte.gov.br/partituras-brasileiras-online/

Na lista dos autores contemplados pelo projeto, aparecem afro-brasileiros, como Chiquinha Gonzaga, Milton Nascimento e Henrique Alves de Mesquita. Dentre as diversas trajetórias de músicos nacionais, a do maestro Henrique Alves de Mesquita chama atenção pelo destaque alcançado no século XIX. Alves recebeu elogios de Machado de Assis e influenciou a obra de Chiquinha Gonzaga.

De família negra e origem humilde, Henrique desde cedo demonstrou talento. A ele atribui-se a criação do termo Tango Brasileiro, que nada tem a ver com o argentino e designa um tipo de música ligeira escrita para teatro. A nomenclatura também foi usada para ocultar gêneros de matriz afro, como o lundu e o maxixe, que sofriam preconceito das elites e não eram aceitos nos salões de dança.