Começa maior festa popular do mundo

Maior festa popular do mundo, o Carnaval brasileiro já tem sua largada dada nesta quinta-feira (8) em várias cidades. A totalidade dos gêneros que agitam o evento ou possui raízes ou alguma  conexão com a cultura negra, tanto na música quanto na dança.

Sejam os blocos de rua e os desfiles de padrão cinematográfico das escolas de samba do Rio de Janeiro, os trios elétricos e os blocos afro de Salvador ou o maracatu e o frevo de Recife e Olinda, para ficarmos apenas nos exemplos mais famosos, o Carnaval atrai milhões de pessoas, entre brasileiros e turistas que vêm do exterior para cair na folia. É um espetáculo contagiante. Além da diversão que proporcionam, os Festejos de Momo originam uma cadeia produtiva com geração de emprego e renda em setores tão diversos quanto turismo, serviços, comércio e indústria têxtil.

Com origem em festas da Antiguidade, o Carnaval faz parte do calendário cristão e antecede a Quaresma (preparação da Páscoa). Normalmente, a data cai em fevereiro ou início de março. Em geral, o evento é composto de festas de rua, com uso de fantasias, músicas e danças. Cidades como New Orleans, nos Estados Unidos; Nice, na França; e Toronto, no Canadá, também comemoram o Carnaval, cada um a à sua maneira.

A Fundação Cultural Palmares (FCP) reconhece os Festejos de Momo como uma das mais importantes tradições populares de nosso país. Trata-se de um momento em que há grande valorização do patrimônio afro-brasileiro. Desejamos a todos um ótimo Carnaval, com muita alegria!

 

De |fevereiro 8th, 2018|Banner, Notícia, Sem categoria|Comments Off on Começa maior festa popular do mundo