CCBB-RJ traz ao Brasil obras inéditas de cineasta ganês

Um dos nomes mais importantes do cinema contemporâneo, o cineasta britânico-ganês John Akomfrah ganha a partir da próxima quarta-feira (14) mostra, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. A programação segue até 5 de março e tem entrada franca.

De caráter vanguardista, a obra de John Akomfrah reflete sobre temas como a disseminação das culturas de matriz africana, identidade da diáspora, tensão racial e afrofuturismo. Seus filmes valorizam personagens negros importantes da história, como os ativistas Malcom X e Martin Luther King. A seleção reúne 19 títulos, a maioria inéditos no Brasil, entre ficção, documentários e videoinstalações. Um dos destaques fica com a ficção científica O Último Anjo da História, de 1995.

Além dos trabalhos de Akomfrah, serão exibidos dois filmes de Reece Auguiste, um dos mais proeminentes artistas do Black Audio Film Collective. A retrospectiva inclui ainda uma sessão especial do filme Borderline(1930), de Kenneth Macpherson. Clássico do cinema silencioso de vanguarda do Reino Unido, o filme parte de um triângulo amoroso para fazer considerações sobre relações interraciais, preconceito, tratamento de classe, questões de gênero e sexualidade.

John Akomfrah nasceu no Gana em 1957, mas ainda na infância emigrou para a Inglaterra. Entre as raízes deixadas para trás na África e a condição de negro no Reino Unido, fortemente marcada pelo racismo aflorou um cinema que aguça os olhos para a condição de quem vive a diáspora.

Serviço

 Mostra retrospectiva

O Cinema de John Akomfrah
Curadoria:Rodrigo Sombra e Lucas Murari

De 14 de fevereiro a 5 de março de 2018

Quarta a segunda, das 9h às 21h
Local: CCBB RJ –Cinema I
End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Distribuição de senhas com uma hora de antecedência na bilheteria do CCBB
Espaço sujeito a lotação
Gratuito
Tel.: (21) 3808-2000
Programação completa: http://mostraakomfrah.com.br/

Classificação etária: conferir a programação

Assessoria de imprensa

 

Escrita Comunicaçãowww.escritacomunicacao.com.br
Júnia Azevedo
21 2122 3029 / 9 9124 6358
junia@escritacomunicacao.com.br
Bernardo Moura
21 9 9110 2615
bernardolmoura@gmail.com

Assessoria CCBB Rio
Bianca Mello – biancamello@bb.com.br
(21) 3808-2326/ 3808-2324

 

De |fevereiro 9th, 2018|Banner, Notícia, Sem categoria|Comments Off on CCBB-RJ traz ao Brasil obras inéditas de cineasta ganês