Comitê Gestor da Serra da Barriga toma posse no dia 27 de março

Após o reconhecimento da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul, em 2017, o próximo passo a ser dado é a implantação do seu Comitê Gestor, que toma posse no próximo dia 27, em Maceió. Na ocasião, haverá ainda o lançamento do Dossiê que embasou a Candidatura da Serra ao título de Patrimônio Cultural do Mercosul. A cerimônia acontecerá às 17h30, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas (Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá).

O Comitê Gestor será composto por representantes das três esferas de poder público e da sociedade civil. Terá como função desenvolver diretrizes para promover o turismo sustentável no Parque Memorial Quilombo dos Palmares e no seu entorno, no município de União dos Palmares (AL). A Fundação Cultural Palmares (FCP), responsável pela gestão da Serra, propriedade da União, é uma das instituições que participam do Comitê. Além dela, fazem parte a prefeitura de União dos Palmares, o Governo de Alagoas, o Iphan, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Já o Dossiê tem edição bilíngue, em português e espanhol. A publicação reúne fotos, gráficos, mapas, informações históricas, dados geográficos, questões legais, aspectos culturais religiosos e diretrizes de gestão.

No dia 28, a partir das 9h, também na sede do Iphan/AL, será realizada a 1ª Reunião do Comitê Gestor da Serra da Barriga. Ao longo do dia, haverá discussões sobre questões como plano de trabalho, diretrizes de gestão e projetos a serem desenvolvidos. Ao fim da reunião, os membros estabelecerão uma agenda de trabalho para 2018.

 

 

 

De |março 9th, 2018|Banner, Notícia, Sem categoria|Comments Off on Comitê Gestor da Serra da Barriga toma posse no dia 27 de março