Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação

Os reflexos da desigualdade racial na educação brasileira ainda são gritantes. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (18), aponta que o analfabetismo na população negra é mais do que o dobro do registrado entre os brancos.

De acordo com a PNAD, entre as pessoas negras ou pardas com mais de 15 anos de idade, a taxa nacional de analfabetismo fica em 9,3%. Na comparação com o estudo anterior, houve queda de 0,6% no índice. Mesmo assim, o número ainda é alto na comparação com os brancos. Neste segmento, a taxa fica em 4%.

No que se refere à média de anos de estudo para quem tem mais de 25 anos, a comparação novamente aponta desequilíbrio.  Enquanto os brancos possuem 10,1 anos, os negros ficam com 8,2, uma diferença de quase dois anos.

Outro ponto discrepante na análise entre os dois grupos se refere à freqüência escolar líquida no ensino superior. Enquanto os brancos apresentam taxa de 32,9%, nos negros o índice cai para metade, ficando em 16,7%.

Leia a pesquisa completa neste link

De |maio 18th, 2018|Notícia|Comments Off on Pesquisa do IBGE aponta desigualdade racial no acesso à educação