Panteras Negras levaram orgulho afro às alturas

Grupo que lutou pelos direitos dos negros na década de 1960, os Panteras Negras (Black Panthers, em inglês) simbolizaram uma era de transformações nos Estados Unidos e no mundo. Ainda que envoltos em controvérsias, foram uma das vozes de um povo oprimido por séculos e que clamava por igualdade.

Disponível no Netflix, o documentário Os Panteras Negras: Vanguardas da Revolução, de Stanley Nelson, revive os anos de força dos Panthers. O filme foi construído a partir de depoimentos de informantes do FBI, de jornalistas, de adeptos e de adversários do movimento. O espectador também pode ver imagens raras de arquivo que retratam o ambiente em que a corrente nasceu.

O Partido dos Panteras Negras (BPP) surgiu na cidade de Oakland, na Califórnia. A organização combatia ferozmente o racismo em tempos de forte batalha contra a segregação racial. Com esta bandeira e orientação política de extrema esquerda, a entidade conquistou inúmeros adeptos nos Estados Unidos, com sua influência se espalhando internacionalmente, em nações tão distintas quanto Reino Unido, Brasil e Argélia. Seus fundadores eram Bobby Seale e Huey Newton. O BPP iniciou suas atividades em 1966 e prosseguiu até 1982.

Entre as ações polêmicas dos Panteras Negras estava a de se valer do direito garantido pela constituição americana de portar armas abertamente, o que se via como tentativa de intimidar seus oponentes. De um lado, eram classificados como marginais pelas autoridades e por segmentos mais conservadores da sociedade. J. Edgar Hoover, famoso diretor do FBI, perseguiu o movimento, acusando-o de terrorista.

Por outro lado, os Panteras Negras eram idolatrados por muita gente de todas as etnias como heróis, capazes de projetar o orgulho negro em proporções até então inéditas. Para ficarmos em um exemplo, o cabelo Black Power, que virou ícone da liberdade dos afro descendentes para assumirem suas raízes, vem da atitude dos Black Panthers. Da cultura disco ao movimento hip hop, muito se deve aos Panteras Negras.

 

 

 

De |maio 18th, 2018|Destaque, Notícia, Secundária|Comments Off on Panteras Negras levaram orgulho afro às alturas