Quilombolas de Mesquita promovem festa cultural e gastronômica

O Quilombo Mesquita realiza nos dias 14 e 15 de julho a Festa do N´golo, um movimento de resgate de sua raiz ancestral angolana. Em sua primeira edição, os quilombolas irão apresentar uma bebida ancestral, conhecida localmente como vinho de quiabo-de-angola.

Pensando em superar esta lacuna e para diferenciar da bebida produzida da uva, encontrou-se a palavra n’golo (ungolo) para batizar a bebida. Trata-se do título de uma dança antiga do povo Macupe, do sul de Angola, um dos antecedentes da capoeira. Apesar de ser nome de dança, remete também ao país, permitindo a valorização de diferentes aspectos dessa referência.

O batizado do N´golo será realizado às 16h do sábado (14) e contará com as presenças das lideranças comunitárias do Quilombo Mesquita, dos patriarcas e mestres de saberes e do príncipe angolano Aércio Van-dunem. Apesar da mesa oficial, o dia será todo de festa, iniciando às 10h, seguindo até as 22h e se repetindo no domingo (15) – confira a programação.

O evento será marcado pela degustação do N´golo e pela venda do produto. Outros atrativos como comidas típicas à base do quiabo-de-angola, prato típico angolano, e artesanatos serão vendidos a preços acessíveis com valores entre R$ 5 e R$ 20. Também haverá música, danças e fogueira dedicada à ancestralidade de Mesquita.

Quiabo-de-angola, da família botânica Malvaceae, é originário dos continentes africano e asiático. Atualmente, encontra-se adaptado em muitas áreas das Américas. Esta planta apresenta boa adaptação às condições brasileiras, sendo encontrada em jardins, quintais e plantios em várias regiões. O quiabo-de-angola tem muita versatilidade no mundo da culinária, a exemplo do suco feito a partir dos frutos, das saladas nas quais se utilizam as folhas, de cozidos com folhas, frutos e talos, chás, geléias, e cremes.

PROGRAMAÇÃO FESTA DO N´GOLO

DIA 14/07
10h – Início das atividades
11h – Transmissão da disputa de 3º lugar da Copa do Mundo 2018
14h – Apresentação Capoeira de Angola
16h – Abertura Oficial – Batizado do N´golo
17h – Oficina de dança “Cacuriá”
18h – Apresentação do Grupo Som de Kilombo
– Dança do N’golo
– Acendimento da fogueira
22h – Encerramento

Dia 15/07
11h – Início das Atividades
12h – Transmissão da final da Copa do Mundo 2018
16h – Apresentação da dança da Raposa
21h – Encerramento

Obs: Nos dias 14 e 15 haverá TV no local transmitindo os jogos finais da Copa do Mundo 2018.

Endereço: Associação Renovadora do Kilombo Mesquita, Viveiro, GO-521 Km 08, Cidade Ocidental/GO

Realização Som de Kilombo