• Logotipo do Governo do Brasil


Palmares

Idiomas do Portal

Ferramenta de Pesquisa


Nuvem de Tags


Conteúdo do Portal

Pathway


Comunidade de Língua Portuguesa

quinta-feira, by Ascom

Em Lisboa, em setembro de 2010, foram lançados os primeiros frutos de uma política inovadora, que assume a cultura como eixo estratégico de desenvolvimento socioeconômico e inaugura um modelo dinâmico de atuação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Chefiada pelo presidente da Palmares, Zulu Araújo, uma missão brasileira em Portugal deu um passo importante na direção do desenvolvimento sustentado e articulado dos países que falam oficialmente a língua portuguesa. O presidente da Palmares representou o Ministério da Cultura, que desempenha papel central na estruturação desta política, sistematizada no Portfólio de Perfis de Projetos Culturais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O Portfólio foi lançado concomitantemente a um conjunto de projetos dele decorrentes: o I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sinteticamente chamado de DOC TV CPLP.

É importante ressaltar que, à exceção de Timor-Leste e, obviamente, de Portugal, os Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa têm em comum a matriz cultural africana e o indissociável processo de dominação escravista. Sendo o maior e o mais desenvolvido país do rol dos luso-colonizados, o Brasil vem protagonizando a gestão da CPLP, como demandado durante o seminário sobre Cultura & Desenvolvimento, realizado em Salvador (BA).

0 Comentários



Navegação do Rodapé


Quadra 601 Norte – SGAN – Lote L CEP: 70830-010 – Ed. ATP – Brasília/DF

2014 - Fundação Cultural Palmares

(Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.)


Retornar ao Topo do Portal