• Logotipo do Governo do Brasil


Palmares

Idiomas do Portal

Ferramenta de Pesquisa


Nuvem de Tags


Conteúdo do Portal

Pathway


Concursos, cursos & outros

sexta-feira, by Ascom

Foto: Daiane Souza / FCP

Nesta seção, você encontrará dicas para a melhoria de seu desempenho profissional e intelectual. É um espaço destinado à difusão de cursos e oficinas ministrados gratuitamente, além de seminários, conferências, prêmios e concursos públicos em diferentes setores administrativos, esferas de poder e áreas de conhecimento. Você pode contribuir para esta sessão encaminhando sugestões por meio de nosso Fale conosco. Confira as oportunidades já inseridas em ordem decrescente e boa sorte!

As informações aqui divulgadas não são de responsabilidade da Fundação Cultural Palmares. Foram enviadas pelos seus organizadores e produtores pelo Fale Conosco, pelo e-mail ascom@palmares.gov.br ou retiradas da internet. Em caso de dúvida, por favor, entre em contato com as instituições indicadas.

Cursos

Curso de introdução a língua e a cultura yorubana
Pernambuco
O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), abre inscrições para o Curso de Introdução à Cultura e a Língua Yorubana. O curso que terá 30h/aula, será ministrado sempre nas segundas e quartas-feira, de março à dezembro de 2014.
O objetivo do curso é aplicar em suas aulas o estatuto da Igualdade Racial e de que forma deve ser trabalhada a Lei 10.639 – 03, que trata das diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Os interessados em participar do curso de Introdução à Cultura e a Língua Yorubana devem se inscrever na sede do CEPIR, localizado Av. Sigismundo Gonçalves, 615 – Carmo – Olinda.
Mais informações pelo telefone (81) 3423.3193 ou pelo email: negonago@ig.com.br.

Aulas de Yorùbá – Orixa
Brasília/DF
O Blog oba-ibi disponibiliza apostilas do Axé dos Orixas e aulas de Yorùbá. As apostilas e os artigos relacionados ao Candomblé e o culto aos orixás tem por finalidade esclarecer e ensinar a forma correta de praticar o culto – ensinar corretamente o que está dizendo em Yorùbá e Português na hora dos cantos, rezas, matanças e saudações aos orixás.
Os interessados em ter acesso às apostilas do Axé dos Orixas e aulas de Yorùbá devem entrar no site: http://oba-ibi.blogspot.com.br/
Mais informações pelo email: oba_filho@hotmail.com

Voltar para o topo

Oficinas

Brasília/DF
Oficina Permanente de Batuque Popular .

Tendo como foco o ensino de instrumentos como agbê, alfaia, caixa e gonguê passando por vários ritmos até chegar ao Samba Pisado (batida criada pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), a oficina acontece de fevereiro até novembro de 2014 na sede do Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul em Brasília sempre às 16 horas. A oficina é gratuita e não será realizado processo seletivo. As vagas são limitadas ao número de instrumentos que temos em nossa sede sendo possível a participação daqueles que possuem seus próprios instrumentos”.
Oficina Permanente Batuque Popular
Onde: Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul
Horário: sempre às 16 horas
Informações: (61) 3522.8884 | 8114.1520

Voltar para o topo

Seminários

ÁFRICAS NO BRASIL
A programação traz a tona expressões da cultura de diferentes países do continente africano e alguns de seus reflexos no Brasil. São apresentadas expressões culturais originárias de diferentes países do continente africano e alguns de seus reflexos no Brasil, com destaque para as artes visuais e a oralidade existente nas simbologias, na indumentária, nas mitologias, nas religiosidades etc. O Brasil, que é considerado o segundo país mais negro do mundo fora do continente africano, ainda desconhece muito dessa ancestralidade. A nossa história é frequentemente contada, representada e discutida a partir de um ponto de vista europeu. Está previsto um seminário especial de encerramento, dias 22 e 23/03, que contará com 16 palestrantes que discutirão temas ligados à ancestralidade negra e à negritude no Brasil, dentro dos tópicos educação, racismo, arte, costumes, religiosidades, memória etc.
Quando: 22 e 23/03
Onde: R. Padre Adelino, 1000 – Belém, São Paulo – SP
Realização: SESC Belenzinho
Mais informações: http://www.sescsp.org.br/programacao/27635_SEMINARIO+AFRICAS+NO+BRASIL#/content=programacao

III Colóquio Internacional Sobre Povos e Comunidades Tradicionais
Foi prorrogado para o dia 04 de abril de 2014 o prazo para submissão de trabalhos acadêmicos dos pesquisadores que desejam participar do III Colóquio Internacional Sobre Povos e Comunidades Tradicionais, promovido pelo Mestrado em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social) em Parceira com a Universidade de Kassel (Alemanha) e o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas CAANM.
As inscrições já estão abertas e, para aqueles que não enviarão trabalhos científicos, podem acontecer até o dia 21 de abril.
Mais informações sobre o colóquio estão disponíveis no site http://www.ppgds.unimontes.br/terceirocoloquio/.

Voltar para o topo

Conferências

Voltar para o topo

Prêmios

Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional
Brasília/DF
O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional é uma iniciativa lançada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, em 2009. Foi concebido como um meio de estímulo à reflexão e ao debate sobre o estágio atual da questão regional brasileira e como instrumento de promoção e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional- PNDR.
As inscrições poderão ser realizadas a partir de 12 de março até 30 de junho de 2014, pela internet ou por via postal, nos termos do regulamento, no qual está disponível no site: www.integracao.gov.br/premio.
Mais informações pelo telefone: (61) 2034-5344 / (61) 2034-5673 ou pelo email: premiodesenvolvimento@integracao.gov.br

Voltar para o topo

Concursos públicos

Voltar para o topo

0 Comentários



Navegação do Rodapé


Quadra 601 Norte – SGAN – Lote L CEP: 70830-010 – Ed. ATP – Brasília/DF

2014 - Fundação Cultural Palmares

(Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.)


Retornar ao Topo do Portal