Vereadores de Pinheiro Machado (RS) defendem projeto de cultura negra
Por Joceline Gomes
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, recebeu hoje, na sede da instituição, em Brasília (DF), os vereadores da cidade de Pinheiro Machado (RS) Jackson Luiz Cabral (PSDB), Altevir Justo Behenck (PDT) e Jaime Iran F. Lucas (PMDB). Objetivo: solicitar a liberação de recursos para o projeto “Lanceiros Negros”, a ser executado no município.
Trata-se de um projeto arquitetônico que visa resgatar a memória sobre o grupo de negros que reforçou as tropas de Piratini durante Revolução Farroupilha. O “Memorial Lanceiros Negros”, como será chamado, terá estrutura para receber turistas de todo o País, e reunirá registros sobre esse importante capítulo da história gaúcha – portanto, brasileira.
O empreendimento cultural vem saldar uma dívida histórica com a população descendente de negros escravizados do sul do Brasil, sendo de grande importância para o município e região. O presidente da Palmares elogiou a iniciativa dos vereadores e assumiu o compromisso de colocá-los a par de todas as etapas do processo de avaliação técnica do projeto.
____________________________
2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.