Iphan divulga lista de habilitados ao Prêmio Viva Meu Mestre 2010!

Por Karina Miranda

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura  publicou, no último dia 06, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 12 e 13), a lista dos habilitados no edital Concurso Público Prêmio Viva Meu Mestre – Edição 2010. A premiação contemplará 100 mestres de capoeira com idade igual ou superior a 55 anos.

O Prêmio Viva Meu Mestre, criado a partir da instalação do Grupo de Trabalho Pró-Capoeira do Ministério da Cultura,  tem como objetivo reconhecer e fortalecer a tradição cultural da capoeira, destacando aqueles cuja trajetória de vida tenha contribuído de alguma forma para a transmissão e a continuidade do esporte-luta no Brasil.

HABILITADOS – No total, foram inscritos 175 projetos e habilitadas 152 iniciativas. Cada iniciativa selecionada será contemplada com o valor de R$ 15.000,00. A próxima etapa será a avaliação das propostas, pela Comissão de Seleção, realizada mediante liberação de recursos pelo Ministério da Cultura. O investimento previsto é de R$ 1,5 milhão.

Criado no ano passado, o Grupo de Trabalho Pró-Capoeira é formado por representantes do Iphan, da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural (SID/MinC), da Fundação Cultural Palmares e da Funarte. Entre setembro e novembro de 2010, o GT organizou três encontros regionais, com o objetivo de registrar as demandas e propostas de ações para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. Posteriormente, será divulgado relatório com os resultados deste trabalho.

Hoje, a capoeira é um símbolo nacional dos mais difundidos. Registrada como patrimônio cultural imaterial brasileiro, ao lado de tradições culturais como o ofício das baianas do acarajé e o ofício das Paneleiras de Goiabeiras (Espírito Santo), o esporte-arte é reconhecido em todo o mundo como uma das mais importantes manifestações da cultura afro-brasileira.

Leia mais sobre o assunto

Veja a lista dos habilitados

_________________________________
2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

De |abril 15th, 2011|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Iphan divulga lista de habilitados ao Prêmio Viva Meu Mestre 2010!