Livro mostra consequências da abolição da escravatura

Por Daiane Souza 

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira, participa, na noite desta sexta-feira, 15 de abril, do lançamento do livro Escravidão & Abolição – A Luta pela Igualdade. Na obra, o professor e pesquisador Hélvio Cordeiro foge dos personagens comumente associados ao tema (escravos, senhores, capatazes) e mostra, de forma inédita, o que aconteceu a fazendeiros que faliram após libertarem os negros escravizados. 

ABOLIÇÃO – O livro conta como ficou Campos dos Goytacazes e a Região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, depois dos longos processos de escravidão e abolição que marcaram radicalmente o Brasil. Para escrever sobre o assunto, Cordeiro pesquisou durante dois anos e realizou entrevistas com descendentes de fazendeiros que atravessaram esta etapa da história nos distritos de Rio Preto, Imbé e Pedra Lisa. 

Feito na Casa de Cultura José Henrique de Carlos Sá, em São João da Barra, no Arquivo Público Municipal de Campos e na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes, o estudo foi complementado com materiais do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e da Biblioteca José do Patrocínio, da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. 

SERVIÇO – O lançamento do livro Escravidão & Abolição – A Luta pela Igualdade acontece na Academia Brasileira de Letras, referência histórica literária do País e guardiã dos saberes que envolvem a língua portuguesa. Para os interessados em receber gratuitamente um exemplar da obra, o autor solicita o envio de e-mail para escravidaoeabolicao@gmail.com contendo nome, telefone. 

SERVIÇO

O quê:
Lançamento do livro Escravidão & Abolição – A Luta pela Igualdade
Onde: Academia Brasileira de Letras (ABL)
Quando: 15 de abril de 2011
Horário: 18h
Endereço: Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo.  Centro. RJ.

_________________________________
2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

De |abril 15th, 2011|Notícia|Comentários desativados em Livro mostra consequências da abolição da escravatura