13 de maio – Presidente da Palmares é condecorado com a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro
Por Daiane Souza
Na semana em que se celebra a abolição da escravatura – 13 de maio –, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira de Araujo, recebe da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras) a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro 2011. A homenagem será realizada durante jantar comemorativo, às 20 horas, em São Paulo (SP).
O nome do presidente foi escolhido unanimemente por membros do Conselho de Honrarias da Afrobras. De acordo com José Vicente, presidente do Conselho de Fundadores da instituição, é uma honra reconhecer o esforço de Eloi Ferreira em registrar e exaltar o valor de ações que tenham contribuído para a inclusão, qualificação e visibilidade dos descendentes de africanos escravizados no País.
– São valiosos os préstimos de Eloi Ferreira às causas da cidadania, da educação, da diversidade e do negro brasileiro, afirmou.
O HOMENAGEADO – Eloi Ferreira de Araujo é bacharel em Direito por formação. Por opção, segue o Partido dos Trabalhadores (PT), que ajudou a fundar, ao lado do então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. É militante da causa negra e preside a Palmares, onde gerencia ações e políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e da cultura dos povos afrodescendentes.
Ex titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), assumiu a administração da Palmares em janeiro deste ano. Durante sua trajetória política, conduziu as negociações que resultaram na sanção do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), sendo o principal interlocutor junto ao senador Paulo Paim e ao deputado Edson Santos, que conduziram o processo de aprovação do projeto.
RECONHECIMENTO – Realização da Organização Não-Governamental Afrobras e da Faculdade Zumbi dos Palmares, a comenda tem por finalidade agraciar pessoas físicas e/ou jurídicas que tenham se destacado na construção de valores como o respeito às diferenças, a igualdade de oportunidades e a tolerância, criando meios para a inserção socioeconômica, cultural e educacional dos negros brasileiros.
A entrega da condecoração acontece no contexto das reflexões sobre o significado do “13 de Maio”, quando a escravidão foi formalmente abolida no Brasil. Por este motivo, a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro possui a figura de Zumbi dos Palmares, herói negro que lutou e morreu pelo fim do sistema escravista, e o mapa da Diáspora Africana, símbolo da rota do tráfico de africanos escravizados.
Outros homenageados
Entre as personalidades já condecoradas com a medalha estão os executivos Fábio Barbosa, presidente do Grupo Santander Brasil; Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil; e Jackson Schneider, vice-presidente da Mercedes Benz do Brasil, além de Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco; Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Marcelo Cândido, prefeito de Suzano/SP; Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos; o jornalista Abel Neto e Thomas White, Cônsul dos Estados Unidos.
Serviço
O quê: Condecoração do presidente Eloi Ferreira com Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro 2011
Quando: 13 de maio
Horário: 20h
Onde: Espaço Rosa Rosarum
Endereço: Sítio A Rua Francisco Leitão, n° 416 – Pinheiros, São Paulo/SP