Fundação Cultural Palmares terá representação no Maranhão

 

Foto: Handson Chagas / Governo do Maranhão

Amarildo Baesso, Eloi Ferreira de Araujo e Claudett Ribeiro

Por Joceline Gomes

Atendendo a uma demanda dos remanescentes de quilombos do Maranhão, a Fundação Cultural Palmares (FCP) irá instalar uma representação no estado. O presidente da Fundação, Eloi Ferreira de Araújo, e o coordenador geral de Gestão Interna da FCP, Amarildo Baesso, discutiram a proposta na manhã da terça-feira (02/08), em reunião com a secretária de Igualdade Racial do Maranhão, Claudett Ribeiro.

Segundo Eloi Ferreira, a comunidade quilombola no estado é uma das maiores do país e é importante a instalação de uma representação da Palmares para efetivar políticas públicas voltadas aos negros. “O Maranhão possui mais de 400 comunidades quilombolas certificadas. Nós pretendemos estabelecer diálogo com essas comunidades por meio da parceria entre o governo federal e o estadual”, disse o presidente.

Os estados de Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro já possuem representantes da Fundação. Ao construir uma nova representação no Maranhão, a Palmares atende a uma reivindicação feita pela comunidade quilombola do estado em reunião realizada em junho.

“A comunidade do Maranhão reivindica há algum tempo a instalação de uma representação da FCP no estado. Estamos cumprindo o nosso compromisso com a comunidade quilombola”, declarou Eloi Ferreira. A previsão é que até o fim do ano a Fundação Palmares esteja efetivamente presente no estado.

PARCERIAS – Para Claudett Ribeiro, a reunião foi importante para apresentar as ações da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e para fortalecer a parceria entre os governos federal e estadual. “O Maranhão ter um parceiro como a Fundação Cultural Palmares nas ações voltadas às políticas públicas de igualdade racial nos dá a certeza de melhor a qualidade de vida dos negros no estado”, afirmou.

Ainda durante o encontro, Claudett apresentou uma síntese das ações desenvolvidas pela Seir no primeiro semestre deste ano. A secretária entregou ao presidente da Palmares uma proposta para a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica, visando ações integradas.

Foto: Assessoria Governo do Maranhão

Secretário de Cultura do MA, Luís Henrique de Nazaré Bulcão; Secretário Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Moura da Silva; Secretária da Igualdade Racial, Claudett de Jesus Ribeiro; Eloi Ferreira Araujo, Presidente da Fundação; e Amarildo Baesso, Coordenador-Geral de Gestão Interna da FCP

Fonte: Governo do Maranhão

Criação: Daniel Cabral

De |agosto 2nd, 2011|Destaque, Notícia|Comentários desativados em Fundação Cultural Palmares terá representação no Maranhão