Aumenta representatividade negra no Congresso Nacional

Por Daiane Souza

Os negros passaram a ter maior representatividade no Congresso Nacional. De acordo com estudo da União de Negros pela Igualdade (Unegro), o número de deputados autodeclarados aumentou de 25 para 43 na legislatura atual. Lideranças do movimento negro consideram a parcela pequena diante dos cerca de 600 deputados da casa.

Para Eloi Ferreira de Araujo, presidente da Fundação Cultural Palmares, o aumento desses parlamentares no Congresso significa uma importante ferramenta para garantir a aprovação de propostas que visem a implementação do Estatuto da Igualdade Racial. “Embora o dado pareça tímido, 43 deputados negros pode ser considerado um grande avanço. Mostra que a raça negra tem se apresentado cada vez mais forte na luta pela sua causa”, afirma.

De acordo com a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/MG, o resultado aponta para a possibilidade de defesa das ações que tramitam em favor da igualdade racial. “A participação parlamentar é de fundamental importância para o enfrentamento das desigualdades em todas as esferas”, disse Reginaldo Lopes, presidente do PT/MG e militante do combate ao racismo. “Somente com a eliminação de velhos preconceitos é que teremos um profundo processo de transformação da sociedade”, concluiu.

OUTROS DADOS – Segundo a pesquisa, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados que mais elegeram deputados negros. Minas Gerais liderou o ranking com cinco deputados federais. O estado elegeu ainda outros cinco estaduais que estão diretamente engajados na luta pela igualdade racial.

Em sete Assembleias Legislativas não há parlamentares declaradamente negros: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O estudo aponta, também, a existência de apenas 52 vereadores que se consideram afrodescendentes nas capitais brasileiras. A Câmara Municipal de Salvador é a que tem o maior número de representantes negros: 16.

De |agosto 5th, 2011|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Aumenta representatividade negra no Congresso Nacional