Encontro mundial promove debate sobre o fim do racismo

Por Denise Porfírio

A Organização das Nações Unidas (ONU) promoverá em Honduras, entre os dias 18 e 20 de agosto, um encontro para discutir o fim do racismo e as condições de acesso à justica, saúde, moradia e emprego para a população negra mundial.

Estarão presentes 657 delegados de 32 países, a ideia é reunir afrodescendentes de todo o mundo para discutir ações e medidas que promovam o respeito a diversidade étnico-racial e combata a intolerância e a discriminação.

A Assembléia da ONU elegeu 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes como uma oportunidade para colocar em prática alguns dos direitos básicos amparados pelas constituições internacionais, porém, ainda não exercidos.

O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que o objetivo da iniciativa é erradicar a discriminação racial contra o africano e seu descendente, que são os povos mais vitimados pelo racismo.

Também esse ano, será comemorado em Honduras, 214 anos da presença de afrodescendentes no país. Ainda hoje vivem na pobreza, com pouco acesso aos serviços básicos, e lutam para manter viva, sua língua, gastronomia, práticas religiosas, danças e outros culturas.

Criação: Daniel Cabral

De |agosto 11th, 2011|Notícia, Secundária|Comentários desativados em Encontro mundial promove debate sobre o fim do racismo